113 Visualizações

Inscrições abertas a cursos sobre letramento racial e identidade de gênero e sexualidade

Formações para magistrados(as) e servidores(as) são promovidas pelo Comitê da Equidade de Gênero, Raça e Diversidade

23/09/2022 09:23

Estão abertas, até a próxima terça-feira (27), as inscrições para os dois primeiros cursos promovidos pelo Comitê Gestor da Política Interinstitucional de Equidade de Gênero, Raça e Diversidade, composto por membros e servidores(as) do Tribunal de Justiça de Rondônia, Ministério Público do Estado e Tribunal Regional do Trabalho da 14ª Região (RO/AC). Intituladas “Identidade de Gênero, Sexualidade e Interseccionalidade” e “Letramento Racial Crítico”, as formações são destinadas, no âmbito do TJRO, a magistrados(as) e servidores(as) que exerçam atos decisórios e atuem no desenvolvimento de ações e políticas institucionais internas.

Ambos os cursos têm 20 horas-aula e serão realizados na modalidade Educação a Distância, por meio do Ambiente Virtual de Aprendizagem da Escola Judicial do TRT-14 e aulas ao vivo na plataforma Zoom (sempre às sextas-feiras, das 16 às 18h). São 45 vagas em cada formação para o TJRO, sendo 15 para magistradas e magistrados e 30 para servidoras e servidores.

O primeiro curso, sobre gênero e sexualidade, tem o subtítulo “Reconhecimento de identidades que se formam e são formadas” e acontecerá entre os dias 6 de outubro e 4 de novembro. Já a segunda formação, de letramento racial, com o subtítulo “Uma proposta para inclusão e reparação”, será logo na sequência, de 10 de novembro a 9 de dezembro.

Magistrados(as) e servidores(as) do TJRO podem se inscrever para um ou ambos os cursos, com os formulários de inscrição disponíveis até 27 de setembro no site da Escola da Magistratura de Rondônia (emeron.tjro.jus.br), no menu Inscrições.

Formações

O Comitê Gestor e a Política Interinstitucional de Equidade de Gênero, Raça e Diversidade têm a intenção de contribuir para a eliminação de todas as formas de desigualdade e discriminação nas relações sociais e de trabalho na competência das instituições. As formações visam contribuir para o avanço das ações afirmativas no Poder Judiciário, as quais refletem no âmbito institucional e no atendimento jurisdicional.

O curso sobre identidade de gênero e sexualidade será ministrado por um grupo de oito professores(as) e pesquisadores(as): Caluã Eloi, Kary Jean Gonçalves, Lauri Miranda, Márcio Caetano, Rosângela Hilário, Samilo Takara, Cleverton Reikdal e Letícia Nascimento. O objetivo é ampliar o aprendizado e o debate sobre diversidade, de maneira a formar pessoas mais integradas com as realidades que permeiam a sociedade brasileira, ampliando o debate científico e especializado sobre o tema e contribuindo na construção de uma comunidade jurídica que compreenda como a presença da diversidade impacta no momento da tomada de decisões.

A formação em letramento racial crítico terá como ministrantes Juarez Tadeu Xavier, Maria Angélica Ribeiro, Valdênia Menegon, Wilson Guilherme Pereira, Márcio Caetano e Rosângela Hilário, e visa a diminuição da enorme lacuna entre a compreensão das mazelas que afligem a população afro-brasileira e os espaços de poder. A iniciativa pretende atender à demanda de formação, atualização e aperfeiçoamento de pessoas servidoras e magistradas, tão importantes para o acesso integral à justiça e efetiva tutela jurisdicional – aos quais estão ligados temas como a história e cultura africana e afro-brasileira –, para que identifiquem os reflexos e os impactos gerados nas identidades sociais de pessoas negras nos diferentes espaços, seja de trabalho, no ambiente escolar, nas instituições de ensino superior, nas relações pessoais e sociais.

Fonte: Assessoria de Comunicação – Emeron

Acompanhe-nos nas redes sociais:

instagram.com/emeron_oficial

twitter.com/emeron_oficial

facebook.com/emeron.oficial

youtube.com/EscolaEmeron


Contato

Se precisar, entre em contato.

Tribunal de Justiça de Rondônia
SGP - Rua Lauro Sodré, nº 1728 - Bairro São João Bosco
CEP 76803-686 - Porto Velho, Rondônia

© 2024 Secretaria de Gestão de Pessoas - SGP
Versão do Sistema