59 Visualizações

PQVT faz parte das ações de melhoria do clima organizacional do PJRO

O Programa de Qualidade de Vida no Trabalho (PQVT) é mais uma ação decorrente da Pesquisa de Clima Organizacional realizada no ano passado.

25/11/2022 09:44

Uma ação institucional para ser efetiva ao longo do tempo precisa ser sedimentada na necessidade de sua implementação e na disposição administrativa em implantá-la. É o caso do Programa de Qualidade de Vida no Trabalho (PQVT), que está em fase de implantação no Poder Judiciário de Rondônia, sendo mais uma ação decorrente da Pesquisa de Clima Organizacional realizada no ano passado, cujos resultados apontaram para a necessidade de implantação do programa no PJRO.


No início deste mês, mais um passo desse processo participativo foi dado, com a participação de servidores(as) de diversas áreas numa oficina realizada na Secretaria de Gestão de Pessoas, para a elaboração da política e do programa de Qualidade de Vida no Trabalho no PJRO.

Para chegar até esse momento, primeiro foi realizada, entre os meses de junho e julho deste ano, uma pesquisa com todo o público interno do Poder Judiciário, com a adesão voluntária de mais de 2 mil pessoas. Por meio de questionário digital foram avaliadas as condições e situações no trabalho que são causadoras de bem-estar ou mal-estar entre os colaboradores.

A implantação do Programa de QVT no PJRO reflete a preocupação da administração e dotar a instituição de meios e ferramentas necessários ao bom desempenho das atividades pelos magistrados(as), servidores(as), estagiários(as) e terceirizados(as) do Judiciário.

Para fazer esse trabalho, o Poder Judiciário contou com a colaboração do renomado professor Mário César Ferreira, que tem formação na Universidade de Sorbonne, na França. Ele coordena um reconhecido grupo de pesquisas na área de qualidade de vida no trabalho e entregará um livro ao PJRO, colaborativo, com um resumo das ações de QVT realizadas neste Poder, que posteriormente será o norte das ações relacionadas ao tema no Judiciário de Rondônia.

O professor Mário César é docente titular da Universidade de Brasília (UnB) e consultor do TJRO. Segundo ele, já foram realizadas quatro etapas do trabalho, que incluíram a apresentação dos métodos de trabalho, a aplicação da pesquisa com o público, a apresentação para todos dos resultados do levantamento e a realização das oficinas para a política e o programa de QVT.


Clima Organizacional


A pesquisa de Clima Organizacional 2022 será realizada a partir de 1º de dezembro deste ano, e serão avaliados diversos fatores institucionais. Um dos dados das pesquisas, feitas em anos anteriores, motivou a contratação de consultoria para implementação do Programa de QVT no PJRO.


Participe da pesquisa deste ano!


 

Comunicação Interna



Contato

Se precisar, entre em contato.

Tribunal de Justiça de Rondônia
SGP - Rua Lauro Sodré, nº 1728 - Bairro São João Bosco
CEP 76803-686 - Porto Velho, Rondônia

© 2024 Secretaria de Gestão de Pessoas - SGP
Versão do Sistema