1436 Visualizações

A STIC alerta sobre o prazo final para a autenticação de dois fatores no e-mail institucional

Os usuários têm até o dia 1º de dezembro de 2022 para que sua conta não seja bloqueada

30/11/2022 05:07

A Secretaria de Tecnologia da Informação e Comunicação – STIC reforça a todos os(as) magistrados(as), servidores(as) e unidades do Poder Judiciário de Rondônia sobre o prazo final para ativar a autenticação de dois fatores dos e-mails vinculados ao TJRO: 1º de dezembro de 2022. O objetivo da ação é a melhoria da segurança institucional, evitando invasões e acessos indevidos.

A autenticação de dois fatores é uma camada adicional de segurança e surgiu para garantir que apenas o próprio usuário consiga acessar sua conta. “O duplo fator de autenticação impede que, mesmo que a senha seja vazada, um atacante consiga acessar seus dados. Por isso, reforçamos a todos os usuários a importância de colaborar com a segurança de informação do TJ, habilitando a função de múltiplo fator de autenticação”, afirma Thiago Fleury, analista da Divisão de Segurança da Informação do TJRO.

Para os e-mails do Tribunal de Justiça de Rondônia, a autenticação deverá ser feita através da ativação do smartphone por mensagem de texto ou chamada telefônica. Caso queira fortalecer a segurança, poderá adicionar outra opção para a verificação em duas etapas, instalando o aplicativo do Google Authenticator no smartphone. 

Bloqueio

A STIC informa que o usuário que não ativar a autenticação até o dia 1º de dezembro, terá a sua conta bloqueada e só conseguirá acessá-la novamente após abrir um chamado no sistema Por Aqui, para a solução do problema.

 

Cadastro indevido

A STIC solicita, ainda, que os usuários evitem utilizar o e-mail corporativo para cadastros em sites e aplicativos que não sejam para fins institucionais, pois a navegação pode não ser segura e acabar facilitando a invasão da conta, através de sites não confiáveis.


Acesse o tutorial sobre como fazer a autenticação de dois fatores. 

 

Comunicação Interna


Contato

Se precisar, entre em contato.

Tribunal de Justiça de Rondônia
SGP - Rua Lauro Sodré, nº 1728 - Bairro São João Bosco
CEP 76803-686 - Porto Velho, Rondônia

© 2024 Secretaria de Gestão de Pessoas - SGP
Versão do Sistema