159 Visualizações

Servidores(as) concluem formação de intérprete de Libras realizada na Emeron

Turma foi composta por profissionais que atuam em diversos setores do TJRO; veja o álbum de fotos do curso no Flickr da Emeron

02/12/2022 07:02

Um grupo de aproximadamente 30 servidores e servidoras do Tribunal de Justiça de Rondônia (TJRO) concluiu nesta quarta-feira (30) o curso de formação de intérprete de Libras oferecido pela Escola da Magistratura de Rondônia (Emeron).

A formação teve carga horária de 75h/a, divididas em três módulos realizados nos meses de setembro, outubro e novembro. A composição da turma teve servidores(as) de diversos setores do Tribunal, como gabinetes, núcleos psicossociais e centrais de atendimentos das comarcas.

O objetivo da ação é garantir a efetividade das disposições da Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência, da Convenção Internacional sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência e na resolução do Conselho Nacional de Justiça que trata da política de acessibilidade no Judiciário para pessoas com deficiência.

Ministrado pela especialista em tradução e interpretação em Libras, Leila Oliveira Silva Feitosa, o curso abrangeu alfabeto, números, cumprimentos, orientação e movimento, configuração de mãos, tipos de sinais, sinais no contexto jurídico, variações linguísticas, animais, dias da semana/mês/ano, dentre outros tópicos.

A servidora Natali Máximo, da Comarca de Jaru, elogiou a execução do curso e manifestou o interesse em continuar apreendendo Libras. “A intenção do curso foi favorecer uma comunicação efetiva, o acesso da comunidade surda ao Tribunal de Justiça. Então aqui nós temos técnicos, psicólogos, assistentes sociais, vários setores, cada um com sua especificidade nesse contato com a comunidade. É uma excelente iniciativa do TJRO”, declarou.

Na finalização das atividades, os(as) participantes ensaiaram e executaram a apresentação de uma canção natalina em Libras na escadaria da Emeron.

Veja o álbum de fotos do curso no Flickr da Emeron.

Fonte: Assessoria de Comunicação – Emeron

Acompanhe-nos nas redes sociais:

instagram.com/emeron_oficial

twitter.com/emeron_oficial

facebook.com/emeron.oficial

youtube.com/EscolaEmeron


Contato

Se precisar, entre em contato.

Tribunal de Justiça de Rondônia
SGP - Rua Lauro Sodré, nº 1728 - Bairro São João Bosco
CEP 76803-686 - Porto Velho, Rondônia

© 2024 Secretaria de Gestão de Pessoas - SGP
Versão do Sistema