77 Visualizações

Mães e pais da Zona Leste de Porto Velho participam de oficina de parentalidade

Assista à matéria sobre a Clínica Escola de Métodos Adequados de Tratamentos de Conflitos (Cematc), da Emeron

01/12/2022 09:30

Dezenas de mães, pais e outros responsáveis por alunos do 4º ano do Colégio Marcello Cândia, localizado na Zona Leste de Porto Velho, participaram no último dia 5 de uma oficina de parentalidade promovida pela Escola da Magistratura do Estado de Rondônia (Emeron). O encontro faz parte das atividades da Clínica Escola de Métodos Adequados de Tratamentos de Conflitos (Cematc) da instituição, que foi criada em 2021 para atuar em ambientes comunitários, priorizando territórios vulneráveis e com elevados índices de violência e/ou conflitos judicializados.

Clique aqui para assistir ao vídeo

Durante a oficina, uma equipe do Núcleo Psicossocial do Tribunal de Justiça de Rondônia abordou temas relacionados à criação dos filhos, comunicação não violenta e resolução de conflitos. Os profissionais ainda apresentaram o trabalho da Cematc que vai além do evento, com atendimento em situações específicas de conflitos que podem ser mitigados.

A psicóloga Isabela Paludo, uma das ministrantes da oficina, destacou a importância do diálogo como um meio para a paz nas relações. “Quando a gente fala de parentalidade, de como ser pai, ser mãe, de como falar de forma não violenta, a intenção é como lidar com os conflitos, porque todos nós temos conflitos, mas como nós vamos lidar é o que pode transformar a sociedade, a família, a escola, nossas relações. É como falar das nossas necessidades, não apontando o erro do outro”, pontuou a servidora.

Para o juiz Arlen José de Souza, coordenador-geral do Centro de Pesquisa, Inovação e Publicação Acadêmica (Cepep) da Emeron, o encontro foi uma demonstração da integração que a Escola da Magistratura busca com a comunidade, entendendo e levando soluções às questões existentes na relação das mães, pais e responsáveis pelos estudantes. “Nós temos a oportunidade de discutir com a comunidade os seus problemas e levar, sem dúvida nenhuma, soluções para que as pessoas possam compreender a necessidade de revolvermos nossos próprios problemas, diminuindo a judicialização deles e trazendo a paz social que a gente tanto almeja”, disse o magistrado.

Ao final da oficina, muitos pais comentaram entre si das mudanças que pretendiam implantar na rotina com os filhos em casa, com base no que foi aprendido com a equipe da Cematc. Entre eles estava o casal Adeliane de Oliveira e Harlen Pereira, que têm dois filhos no Colégio Marcello Cândia. “A gente estava precisando muito dessa oficina, principalmente para não reproduzir com nossos filhos comportamentos dos nossos pais. Temos um sobrinho que está com um problema de isolamento e agora [com as instruções recebidas] vou até repassar essas informações para a mãe dele procurar uma ajuda profissional”, revelou Harlen.

A diretora da instituição atendida, irmã Carmen Baseggio, também vê o colégio como grande beneficiado pela oficina ao considerar que, com relações mais saudáveis no ambiente doméstico, os alunos terão mais aproveitamento do ensino. “Essa oficina para os pais é a primeira, mas já tivemos uma para os professores sobre resolução de conflitos que foi muito boa também. A conversa ajuda na educação dos filhos, com bagagem para educar de forma mais adequada”, considera. A diretora acredita que hoje eles têm a oportunidade de refletir sobre as próprias ações e fazer diferente algumas coisas. “É importante ir se desfazendo daquela bagagem que não é tão positiva e ir acrescentando na nossa vida atitudes que façam bem às nossas crianças, isso ajuda a escola a melhorar sensivelmente”.

Por fim, a psicóloga Carla Fernandes Batista Rodrigues, da coordenação do Serviço de Apoio Psicossocial às Varas de Família da comarca de Porto Velho, também achou a reunião muito proveitosa e com uma boa participação dos pais e mães. “Alguns já trouxeram demandas e reflexões de mudanças que precisam acontecer dentro da sua casa e o objetivo aqui hoje foi buscar uma reflexão de vida, como pai, como mãe, nosso papel como esposo, como esposa e como podemos melhorar a qualidade de vida dos nossos filhos”, disse.

Fonte: Assessoria de Comunicação – Emeron

Acompanhe-nos nas redes sociais: instagram.com/emeron_oficial, twitter.com/emeron_oficial, facebook.com/emeron.oficial e youtube.com/EscolaEmeron


Contato

Se precisar, entre em contato.

Tribunal de Justiça de Rondônia
SGP - Rua Lauro Sodré, nº 1728 - Bairro São João Bosco
CEP 76803-686 - Porto Velho, Rondônia

© 2024 Secretaria de Gestão de Pessoas - SGP
Versão do Sistema