Começou
nesta terça-feira, dia 10 de janeiro, no Portal de Gestão de Pessoas, mais uma
etapa da Avaliação de Desempenho por Competências dos servidores(as), mobilização
em que se mensura o desempenho de gestores(as) e colaboradores(as) em suas
atividades laborais. O objetivo é o de promover e facilitar o exercício
administrativo no aprimoramento de qualidades técnicas, gerenciais e de
aperfeiçoamento de relações entre todos e todas.
Para
realizar a avaliação, que é quesito obrigatório para contagem da progressão
funcional, o participante deve acessar a área restrita do Portal de Gestão de
Pessoas, buscar a aba do “Gestão Por Competência” e avaliar cada item pactuado
durante a fase anterior (Empenho) do Programa, realizando uma análise
comparativa entre o que foi acordado com o(a) servidor(a) e o que efetivamente
entregou como resultado, atribuindo-se nota ao seu desempenho.
A
fim de facilitar a efetivação desta etapa, foi disponibilizado um tutorial para
a fase de Avaliação de Desempenho (clique aqui), com os
passos a serem seguidos para a execução da tarefa.
O
encerramento desta fase está programado para o dia 28 de fevereiro de 2023,
conforme cronograma publicado na Portaria n. 460-2022-PR, sem possibilidade de
prorrogação do prazo, por isso o apelo da Divisão de Acompanhamento e
Desenvolvimento de Carreiras - Diadec para que todos(as) atendam ao chamado.
A
não realização da Avaliação de Desempenho por Competência poderá acarretar
prejuízos à vida funcional dos(as) servidores(as) e gestores(as), conforme
previsto nas normas internas do PJRO.
A
Diadec está disponível, por meio dos canais listados abaixo, para auxiliar na
realização da ação, bem como das demais ações que estão por vir no ciclo anual
do Programa de Gestão por Competência.
Aprendizagem
O
Programa de Gestão Por Competência proporciona os meios de se avaliar o
desempenho dos servidores, sendo inclusive possível verificar se os(as)
gestores(as) e colaboradores(as) dominam as atividades que exercem ou se
necessitam de capacitações adicionais.
Por
esse motivo é importante analisar o desempenho e acompanhar a evolução de cada
um, uma vez que, com base nesses resultados, a próxima etapa do programa
(Feedback) será orientar para que eventuais falhas, comportamentais ou
técnicas, possam ser corrigidas. Afinal, uma das grandes vantagens desse
recurso é o aprendizado contínuo.
Neste
período, os(as) gestores(as) deverão realizar o feedback do resultado da
avaliação e cadastrarem o Plano de Ação de Desenvolvimento dos(as)
servidores(as), disponível na área restrita do Portal de Gestão de Pessoas.
A
ferramenta é a mesma do ano anterior, devendo-se proceder com avaliações nas 3
(três) perspectivas: Comportamentais, Técnicas e Responsabilidades, e as
relações estabelecidas para a avaliação continuam sendo: autoavaliação e
hierárquica (superiores e subordinados).
Potencial humano
A
Gestão por Competências é um modelo de gestão de pessoas dedicado à valorização
e ao desenvolvimento de competências de cada servidor(a), de maneira a tornar
mais eficientes os processos de aquisição, retenção e desenvolvimento do
potencial humano do Poder Judiciário.
Contatos
Para
mais informações estão disponíveis os telefones (69) 3309-6405, 3309-6406,
3309-6407, 3309-6408 e uma sala de atendimento:
https://meet.google.com/xqk-zngx-aoz.
Comunicação
interna