A paisagem, de tão perfeita, convida a um registro fotográfico. A estrada de cascalho, a mata como moldura e a acolhida calorosa, transformam o dia em mais um motivo para festejar. E tem sido sempre assim, no final de um dia de trabalho, no início do sábado, do domingo, do feriado. O grupo começou com três ou quatro integrantes e vem, gradativamente, ganhando adeptos que só querem um pezinho, ou melhor, dois pedais, para sair pela estrada afora. O Saúde Sobre 2 Rodas, do Tribunal de Justiça de Rondônia, é um exemplo de qualidade de vida e, no último final de semana, 30 de junho, contou com a companhia de servidores do Tribunal Regional do Trabalho, num evento que integrou atividade física, companheirismo e novos horizontes.
Com o início do projeto
Caminhada do Judiciário, do Departamento de Saúde e Bem-Estar do TJRO, no
primeiro semestre de 2018, um grupo de servidores resolveu acompanhar o evento
de bicicleta, no Espaço Alternativo, onde é realizada a atividade, que inicialmente
era mensal e, devido à adesão de servidores, magistrados, familiares e amigos,
ganhou periodicidade quinzenal, sendo realizada todas as primeiras e terceiras
sextas-feiras de cada mês.
Um dos maiores
entusiastas do projeto Caminhada do Judiciário, apresentado e aprovado bem no
início da sua gestão, o presidente do TJRO, Walter Waltenberg, gostou da ideia da
bicicleta e, além de participar ativamente da Caminhada do Judiciário, sempre
que possível, também acompanha os pedais.
O sucesso da atividade
física em grupo vem crescendo e, em maio deste ano, os servidores do TJRO
ganharam uma oportunidade de adquirir suas próprias bicicletas, por meio do “Consórcio
Bike”, disponibilizado pelo Banco do Brasil, para servidores do Judiciário de
todo o Estado, correntistas ou não. Neste segundo caso, é só apresentar
documentos pessoais, comprovante de residência e contracheque para contratar.
Saúde,
lazer e confraternização sobre duas rodas
“Pedal piquenique ao céu aberto” foi o título do convite que iniciou as postagens desde o dia 27, no grupo de WhatsApp Saúde Sobre Duas Rodas, que é por onde se organizam os pedais. A concentração foi, como na maioria das vezes, em frente ao edifício-sede do TJRO. Daí seguiram rumo à ponte sobre o Rio Madeira, pela BR 319, e foram recepcionados com um café da manhã sob as árvores, no local chamado Poente do Madeira, na Comunidade São Sebastião.
São servidores, magistrados, familiares e amigos que decidiram unir o prazer à necessidade de movimento para sair do sedentarismo e da rotina. A qualidade de vida é a consequência, notadamente na expressão dos participantes que, por vezes, mesmo exaustos, já planejam o próximo ponto de concentração, percurso e destino: o próximo pedal. A principal e inquestionável característica dos integrantes é a alegria que conquistam, pela atividade e pelo condicionamento físico que a bicicleta proporciona.
Servidor do TRT, Mac-Donald Rivero Júnior também acompanhou o percurso até o “Poente do Madeira”. Sobre o projeto Saúde Sobre Duas Rodas, do TJRO, ele afirmou: “estou apaixonado. O projeto é maravilhoso, é viável, não só para o TJRO, mas para a integração de órgãos do Judiciário, para as pessoas se conhecerem mais. Todo mundo trabalha muito durante a semana, então é uma forma de se confraternizar e compartilhar momentos com saúde e qualidade de vida, que é o que todos precisam”.
Mac-Donald falou também
das iniciativas do Judiciário Trabalhista, onde há estacionamento apropriado,
chuveiros e trocadores para incentivar as pessoas a irem trabalhar de
bicicleta, num conceito de sustentabilidade.
Para o presidente do Judiciário de Rondônia, Walter Waltenberg, "ações como as dos projetos Caminhada do Judiciário e Saúde Sobre Duas Rodas são benéficas não somente para a saúde física, mas para os relacionamentos de amizade, o fortalecimento do espírito de equipe e de companheirismo entre as pessoas. Quando temos oportunidade de estar em locais e situações diferentes do dia a dia laboral temos também a chance de ampliar nossa capacidade de humanização quando retornamos para o nosso ambiente de trabalho", refletiu o magistrado.
Sexta-feira, 5 de julho, tem Caminhada do Judiciário
A Caminhada do
Judiciário, que acontece duas vezes por mês, em todas as comarcas do estado, a
partir das 16h30, será na próxima sexta-feira, 5. O Desau do TJRO recomenda
roupas leves, tênis adequados e uma hidratação cuidadosa para esta época, em
que o calor é mais intenso.
Comunicação Interna