116 Visualizações

Servidores(as) da auditoria interna do TJRO concluem o curso “Auditando a Cultura Organizacional”

Formação foi realizada no último dia 16 de março, por videoconferência

22/03/2023 11:01

Cinco servidores(as) da Auditoria Interna do Tribunal de Justiça de Rondônia participaram na última semana do curso “Auditando a Cultura Organizacional”, proporcionado pela Escola da Magistratura do Estado (Emeron). A formação foi realizada na modalidade educação a distância pelo Instituto dos Auditores Internos do Brasil.

O curso teve o objetivo de apresentar a cultura corporativa no TJRO e como ela impacta no ambiente de controle da organização, a fim de apontar os riscos associados e utilizar diferentes abordagens nas auditorias. A carga horária foi de 8 (oito) horas-aula.

A auditoria de cultura refere-se a observar se a cultura desejada está sendo desenvolvida pela organização, avaliando se as atividades e comportamentos refletem adequadamente os valores, a ética e as políticas recomendadas. A intenção é identificar com antecedência possíveis riscos para a instituição.

Dentre os assuntos abordados estão a definição de cultura e conduta, controles informais, execução e trabalhos individuais de auditoria de cultura, planejamento do trabalho de auditoria, abordagem integrada e comunicação dos resultados.

A aula foi ministrada pelo professor Wagner Martins de Morais, bacharel em Direito pela Universidade de Brasília e em Engenharia Mecânica pela Universidade Federal de Pernambuco. Analista de finanças e controle na Secretaria Federal de Controle Interno, Wagner é auditor externo do Tribunal de Contas da União (TCU) desde 1999.

A auditora-chefe Simara Jandira Castro avaliou positivamente o curso e destacou que foi oferecido considerando que neste exercício será realizada uma auditoria com o enfoque da formação. “Serviu para aperfeiçoar os conhecimentos dos servidores(as) nas atividades, bem como desenvolver de uma forma mais criteriosa a auditoria que está prevista no Plano Anual de Auditoria Interna 2023”, explicou Simara, da Auditoria Interna.

“Foram abordados aspectos relevantes sobre o tema e, a partir de exemplos, fornecidas bases conceituais e metodológicas para o planejamento, considerando os fatores de riscos relevantes e execução dos testes de auditoria em processos e controles, formais e informais, relacionados à cultura organizacional”, complementou o servidor Lucas Daniel Almada. Segundo ele, os conhecimentos são aplicáveis a diversos objetos e, de maneira mais específica, na auditoria em cultura organizacional prevista no PAAI 2023.

 

Fonte: Assessoria de Comunicação – Emeron

Acompanhe-nos nas redes sociais: instagram.com/emeron_oficial, twitter.com/emeron_oficial, facebook.com/emeron.oficial e youtube.com/EscolaEmeron


Contato

Se precisar, entre em contato.

Tribunal de Justiça de Rondônia
SGP - Rua Lauro Sodré, nº 1728 - Bairro São João Bosco
CEP 76803-686 - Porto Velho, Rondônia

© 2024 Secretaria de Gestão de Pessoas - SGP
Versão do Sistema