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Quais são as fases de uma Auditoria Interna?

É uma atividade que tem o objetivo de adicionar valor e melhorar as operações e resultados das organizações.

16/07/2019 12:08


Você já sabe que a auditoria interna é uma atividade que avalia a eficácia, eficiência e efetividade do gerenciamento de riscos, controles internos e estrutura de governança, com o objetivo de adicionar valor e melhorar as operações e resultados das organizações.

Agora, que tal conhecer um pouco mais das fases de uma auditoria interna?


No planejamento é realizado o levantamento de informações acerca do objeto auditado, tais como: objetivos do processo, leis, regulamentos, políticas e procedimentos aplicáveis ao projeto, identificação e análise dos recursos (pessoas, espaço físico, estrutura departamental e tecnológica, orçamento disponível), análise da eficácia dos controles existentes e dos riscos.

Após a realização do levantamento foram constatadas as principais fragilidades que necessitam serem auditadas, então é possível definir o programa de auditoria, o qual compila as informações acerca da origem e natureza do trabalho de auditoria, suas principais características e as estratégias para sua execução.

As técnicas de auditoria mais utilizadas no âmbito do PJRO para a obtenção de informações são a entrevista (oral ou escrita), inspeção documental, física e conferência de cálculos.



A equipe de auditoria adota a prática de ir pessoalmente e realizar as entrevistas, o que tem demonstrado resultados positivos no processo de auditoria, já que consiste na coleta de informações ou de esclarecimentos junto às pessoas que melhor conhecem o processo auditado, além de facilitar a relação e comunicação entre o auditor interno e os clientes de auditoria.


       

Os auditores internos devem se identificar adequadamente ao (s) entrevistado (s); precisam conhecer o propósito da entrevista e da informação buscada, de modo a conduzi-la de forma produtiva, sem estimular o debate e as contra argumentações; a fim de que seja obtida a informação adequada para elementar as conclusões a serem formuladas.


          

  

Para o diretor do Departamento de Engenharia e Arquitetura (Dea), Eduardo Luiz Will Bezerra, os auditores estabeleceram uma relação plenamente profissional e ética, deixando os servidores da engenharia confortáveis para apresentar os aspectos cotidianos que envolvem os processos e serviços do Departamento. A busca de informações realizadas de forma pessoal trouxe algumas vantagens em contrapartida ao método apenas documental: fortalecimento da integração entre as unidades; debate acerca dos procedimentos adotados na execução dos serviços; oportunidade de aprendizagem; compartilhamento de informações; aperfeiçoamento dos processos e visão sistêmica.

 

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