Você já sabe que a auditoria interna é
uma atividade que avalia a eficácia, eficiência e efetividade do gerenciamento
de riscos, controles internos e estrutura de governança, com o objetivo de
adicionar valor e melhorar as operações e resultados das organizações.
Agora, que tal conhecer um pouco mais das fases de uma auditoria interna?
No planejamento é realizado o
levantamento de informações acerca do objeto auditado, tais como: objetivos do
processo, leis, regulamentos, políticas e procedimentos aplicáveis ao projeto,
identificação e análise dos recursos (pessoas, espaço físico, estrutura
departamental e tecnológica, orçamento disponível), análise da eficácia dos
controles existentes e dos riscos.
Após a realização do levantamento foram
constatadas as principais fragilidades que necessitam serem auditadas, então é
possível definir o programa de auditoria, o qual compila as informações acerca
da origem e natureza do trabalho de auditoria, suas principais características
e as estratégias para sua execução.
As técnicas de auditoria mais utilizadas no âmbito do PJRO para a obtenção de informações são a entrevista (oral ou escrita), inspeção documental, física e conferência de cálculos.
A equipe de auditoria adota a prática de ir pessoalmente e realizar as entrevistas, o que tem demonstrado resultados positivos no processo de auditoria, já que consiste na coleta de informações ou de esclarecimentos junto às pessoas que melhor conhecem o processo auditado, além de facilitar a relação e comunicação entre o auditor interno e os clientes de auditoria.
Os auditores internos devem se identificar adequadamente ao (s) entrevistado (s); precisam conhecer o propósito da entrevista e da informação buscada, de modo a conduzi-la de forma produtiva, sem estimular o debate e as contra argumentações; a fim de que seja obtida a informação adequada para elementar as conclusões a serem formuladas.
Para
o diretor do Departamento de Engenharia e Arquitetura (Dea), Eduardo Luiz Will
Bezerra, os auditores estabeleceram uma relação plenamente profissional e
ética, deixando os servidores da engenharia confortáveis para apresentar os
aspectos cotidianos que envolvem os processos e serviços do Departamento. A busca de
informações realizadas de forma pessoal trouxe algumas vantagens em
contrapartida ao método apenas documental: fortalecimento da integração entre
as unidades; debate acerca dos procedimentos adotados na execução dos serviços;
oportunidade de aprendizagem; compartilhamento de informações; aperfeiçoamento
dos processos e visão sistêmica.
Comunicação Interna
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