A edição da Caminhada do Judiciário, realizada na última sexta-feira, 19, mais uma vez, movimentou os servidores tanto da capital quanto das comarcas.
Em alguns locais, a prática da caminhada tem sido alternada com outras atividades físicas. Cada vez mais o projeto vem conquistando o apoio de novos participantes e promovendo o espírito de integração.
São Francisco do Guaporé
Os servidores da Comarca de São Francisco do Guaporé decidiram, por meio de uma parceria, substituir a caminhada por atividade em uma academia. Com o apoio de um profissional de educação físicas a equipe de servidores participou de um treinamento funcional. A atividade envolveu exercícios que levaram em consideração os movimentos naturais do corpo como: pular, correr, puxar, agachar, girar e empurrar.
O servidor Marcos Alexandre gostou da experiência.
“Esses exercícios são muito bons porque costumam ser mais motivadores que a
musculação e também contribui para o aumento da
massa muscular, além de aprimorar o condicionamento físico e aumentar a força e
a resistência do corpo. Foi uma experiência muito boa, todos nós gostamos”,
afirmou.
Porto Velho
Em Porto Velho, a caminhada começou com sorteio de passeio de bicicleta e de um par de óculos escuros para os servidores que estavam presentes. Em seguida, como de costume, houve um aquecimento ao ar livre antes da largada da caminhada. A preparadora física Sirlei Faial, que tem conduzido as aulas de aquecimento, elogiou a inciativa. “Como nem todo brasileiro ainda não tem essa cultura da atividade física, esse projeto torna-se viável porque beneficia vários grupos de diferentes faixas etárias, sem contar que é muito bom ver a interação, prevalecendo com a presença da alegria de estar juntos em busca da melhor saúde. Isso é muito bom”, destacou a professora de educação física.
Muitos servidores têm participado assiduamente da
Caminhada do Judiciário e acreditam que se trata de um projeto que contribui
para bons resultados por meio dessa atitude saudável. Quem pensa assim é o
servidor Geraldo Evangelista Silva Filho, que trabalha na Secretaria de
Tecnologia Informação e Comunicação (Stic). “Esse projeto é uma oportunidade
excelente para o servidor do Tribunal cuidar da sua saúde e ter mais disposição
para o dia a dia profissional. É muito importante a prática da atividade física”, disse.
A servidora Rosana Ramalho Ferreira, enfermeira do
Desau, entende que o projeto tem uma importante função social. “Essa é uma
ótima iniciativa do Tribunal, que faz um bem enorme para a saúde mental e
física. É um momento de descontração e que nos prepara para começar bem o final
de semana com a mente relaxada”, destacou.
Ciclismo
O evento contou com a participação dos integrantes do grupo Saúde Sobre Duas Rodas, que acompanhou a Caminhada do Judiciário e, após, seguiu o percurso até Parque Circuito, finalizando com o retorno ao Espaço Alternativo. A edição do pedal foi destinada aos ciclistas novatos que estavam na prática das pedaladas. Foi o caso da contadora, aposentada há dois anos, Nazaré Magalhães, que foi convidada por uma servidora do TJRO. A convidada experimentou a caminhada e juntou-se à equipe do pedal. “Acho fundamental essa preocupação do TJ com saúde do servidor. A prática da atividade física regular contribui para a boa saúde e ajuda bastante em se obter disposição para as atividades do cotidiano da vida sem quem a pessoa tenha fadiga”, observou.
Veja abaixo alguns dos registros fotográficas da
caminhada em algumas comarcas.
Pimenta Bueno
Costa Marques
Nova Brasilândia
Comunicação Interna