90 Visualizações

Emeron abre inscrições para o seminário “Vivências Indígenas”, com exibição do documentário “O Território”

Evento acontecerá no dia 28 de abril e é organizado pelo Comitê Interinstitucional de Equidade de Gênero, Raça e Diversidade, com apoio do Sesc

18/04/2023 04:46

A Escola da Magistratura do Estado de Rondônia abriu nesta segunda-feira (17) as inscrições para o seminário “Vivências Indígenas”. O evento será no dia 28 de abril de 2023, às 17h, no Audicine do Sesc Esplanada, em Porto Velho.

O objetivo do encontro é discutir as dificuldades enfrentadas pela população indígena, especialmente no tocante ao apagamento de sua diversidade, e invasão e destruição de seus territórios com fins de exploração econômica e ausência de políticas públicas suficientes para defesa de seus interesses.

A organização do seminário é do Comitê Gestor Interinstitucional da Política de Equidade de Gênero, Raça e Diversidade do Estado de Rondônia, composto pelo Tribunal de Justiça, Ministério Público e Tribunal Regional do Trabalho.

As inscrições ficarão abertas até o dia 25 de abril, na aba “Inscrições” do site da Emeron. Podem se inscrever membros e servidores(as) dos órgãos que compõem o Comitê Interinstitucional, e a sociedade em geral.

As palestrantes do evento são as ativistas e indigenistas Walela Suruí e Neidinha Suruí, coordenadora da Associação de Defesa Etnoambiental Kanindé. Haverá certificação de 3 horas-aula para os inscritos que comparecerem.

O evento contará ainda com a exibição do documentário “O Território”, da National Geographic, seguida de uma roda de conversa com ativistas indígenas.

“O Território” é baseado em imagens verídicas capturadas ao longo de três anos, retratando a resistência exercida pelo povo indígena Uru-eu-wau-wau contra o desmatamento trazido por posseiros, grileiros, garimpeiros e outros invasores de terras na Amazônia brasileira.

A exibição do documentário O Território tem por finalidade fomentar o debate público sobre as causas das violências contra os povos indígenas e visibilizar a resistência exercida por esses povos ante às ameaças ao Meio Ambiente.

Fonte: Assessoria de Comunicação – Emeron

Acompanhe-nos nas redes sociais: instagram.com/emeron_oficial, twitter.com/emeron_oficial, facebook.com/emeron.oficial e youtube.com/EscolaEmeron


Contato

Se precisar, entre em contato.

Tribunal de Justiça de Rondônia
SGP - Rua Lauro Sodré, nº 1728 - Bairro São João Bosco
CEP 76803-686 - Porto Velho, Rondônia

© 2024 Secretaria de Gestão de Pessoas - SGP
Versão do Sistema