Entre os dias 8 e 15 de agosto, a
Escola da Magistratura do Estado de Rondônia (Emeron) realizou, em Machadinho
d’Oeste, o curso Diálogos Transformadores, voltado aos servidores da comarca. Ao longo de quatro encontros, os participantes
aprenderam a dialogar nas mais diversas circunstâncias, lidando de forma
positiva com conflitos em potencial ou já estabelecidos em seus relacionamentos
profissionais e pessoais.
Alinhada à meta do
atual Plano de Gestão da Corregedoria-Geral da Justiça de Rondônia de otimizar
o processo de comunicação interna até dezembro de 2019, a formação foi
ministrada pela facilitadora em práticas restaurativas Karen Kansog, e dividida
em dois módulos. O primeiro foi voltado à postura comunicativa e como ajustá-la
para liderar a si mesmo e aos outros, incluindo ferramentas como o domínio das
emoções e a Comunicação Não-Violenta (CNV), sistema criado pelo psicólogo
estadunidense Marshall Rosenberg.
No último módulo, os
servidores, que também atuam diretamente com o público externo, aprenderam a desenvolver
a escuta para mudar o viver, com técnicas como a escuta ativa. Para a oficiala
de justiça Daniely Nunes, o curso foi excelente, pois proporciona conhecimento
e autoconhecimento. “Nos mostra que é possível nos comunicarmos de forma eficaz
e com empatia nos diversos segmentos em que atuamos”, diz.
O técnico judiciário Paulo
Lourenço, lotado na vara cível, estava feliz e agradecido por participar da
formação: “A professora conduziu de forma clara, trazendo conscientização sobre
a importância e necessidade da comunicação e do diálogo que, quando bem usados,
são capazes de evitar conflitos e melhorar a vida”. O servidor afirma já estar
colocando em prática o aprendizado. “Percebo mudanças positivas em casa e no
trabalho, pretendo reler a apostila constantemente e ter esse aprendizado como
prática diária”, garante Paulo.
O coordenador do
curso e diretor do fórum da comarca, juiz Muhammad Zaglout, que indicou os
participantes, considera a experiência bastante proveitosa. “Nos faz refletir,
principalmente, sobre nosso próprio comportamento nos mais variados diálogos e
situações de que participamos ao longo de nossas vidas, tanto no trabalho – no
trato com colegas, colaboradores e jurisdicionados –, como no ambiente familiar”,
observa.
O magistrado nota que
algumas das ferramentas apresentadas já são conhecidas, mas a didática
utilizada pela ministrante, com transmissão de conteúdo e exercícios, “faz com
que a gente consiga organizar e aplicar essas técnicas, passando de um diálogo
hostil – que muitas vezes nem mesmo percebemos que estamos realizando – para um
diálogo transformador e, consequentemente, mais eficaz e produtivo”. O juiz
salienta que esse tipo de conhecimento proporciona crescimento como pessoa e
como profissional.
Por fim, Mohammad
reconhece os envolvidos na realização da ação formativa: “Agradeço ao servidor
Moacir Santos, do cartório distribuidor do fórum de Machadinho, por
compartilhar a ideia de trazer esse curso para nossa comarca, à Karin pela
disposição, à Emeron pelo apoio com o material e aos demais servidores pela
participação”.
Fonte: Assessoria de Comunicação – Emeron
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