81 Visualizações

Curso EaD em Sustentabilidade e Objetivos do Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030 na atividade judiciária tem inscrições abertas para magistrados(as)

São disponibilizadas 10 vagas para magistrados(as), que devem se inscrever no site da Escola até 14 de abril; trinta servidores(as) serão convocados(as)

09/04/2024 19:39

Estão abertas as inscrições para magistrados(as) participarem do curso “Sustentabilidade e Objetivos do Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030”, promovido pela Escola da Magistratura de Rondônia (Emeron) na modalidade de Educação a Distância (EaD) e voltado para a atividade prática de juiz(a). A formação acontecerá de 8 de maio a 10 de junho de 2024, com carga horária  de 19,5 horas-aula, certificadas pela Emeron.

Os(as) interessados(as) podem se inscrever no site da Escola (emeron.tjro.jus.br/inscricoes) até o dia 14 de abril. Foram disponibilizadas 10 vagas para este grupo e o curso contará ainda com a participação de 30 servidores(as) convocados(as).

Os ministrantes da formação são o desembargador Alexandre Miguel e o juiz Johnny Gustavo Clemes, Diretor e Vice-diretor da Emeron. Alexandre é doutor em Ciências Jurídicas, mestre em Poder Judiciário e especialista em Direito Penal, Direito Constitucional e Poder Judiciário. Johnny Clemes é doutor em Ciência Política, mestre em Poder Judiciário e especialista em Direito Penal. Ambos são professores da Especialização em Direito para a Magistratura (EDCM), da Emeron.

Agenda 2030

A Agenda 2030 é um plano de ação global, assumido em 2015 por 193 países, dentre eles o Brasil, coordenado pela Organização das Nações Unidas (ONU) e que tem como escopo propostas de ações para governos, instituições, empresas e sociedade em geral. A agenda é composta de 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e 169 metas que abrangem as dimensões social, ambiental e econômica, com vistas ao enfrentamento dos maiores desafios do mundo contemporâneo.

De acordo com o Conselho Nacional de Justiça, o Poder Judiciário brasileiro é pioneiro, no mundo, na institucionalização da Agenda 2030, tendo a integração da agenda na meta nacional deste poder:

Meta 9 – Integrar a Agenda 2030 ao Poder Judiciário (STJ, Justiça Estadual, Justiça Federal, Justiça do Trabalho e Justiça Militar da União e dos Estados). Realizar ações de prevenção ou desjudicialização de litígios voltadas aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, da Agenda 2030.

Nesse contexto, o Poder Judiciário de Rondônia tem dedicado empenho ao tema, por meio de ações que favoreçam a construção de um judiciário mais célere e eficaz para o cidadão. Em 2020, a Emeron foi a primeira escola judicial brasileira a tornar-se signatária do Pacto Global da ONU, firmando o compromisso de trabalhar pela consecução dos ODSs.

O curso

A formação lançará mão de ferramentas, técnicas e metodologias capazes de conduzir o(a) participante na busca por soluções criativas e inovadoras. A intenção é estimular o desenvolvimento de iniciativas no PJRO para o cumprimento da Agenda 2030 a partir de reflexões sobre os propósitos dos 17 ODSs e identificação dos problemas que dificultam a realização deles.

O curso está organizado em 4 (quatro) unidades, sendo que cada um dos tutores atuará em unidades específicas. Serão realizadas webconferências, fóruns de discussão e exercícios de fixação, com utilização do conceito de aprendizagem baseada em problemas (PBL), maximizando a habilidade reflexiva e crítica dos alunos.

Fonte: Assessoria de Comunicação – Emeron

Acompanhe-nos nas redes sociais: instagram.com/emeron_oficial, twitter.com/emeron_oficial, facebook.com/emeron.oficial e youtube.com/EscolaEmeron


Contato

Se precisar, entre em contato.

Tribunal de Justiça de Rondônia
SGP - Rua Lauro Sodré, nº 1728 - Bairro São João Bosco
CEP 76803-686 - Porto Velho, Rondônia

© 2024 Secretaria de Gestão de Pessoas - SGP
Versão do Sistema