121 Visualizações

Quinze novos(as) juízes(as) substitutos(as) estão desde terça-feira, 23, em formação inicial na Emeron

Aula inaugural foi com o juiz Haroldo Dutra

26/04/2024 10:57

Na última terça-feira, 23 de abril, a Escola da Magistratura do Estado de Rondônia (Emeron), realizou a abertura do Curso Oficial de Formação Inicial para Magistradas e Magistrados. O evento contou com uma aula magna ministrada pelo juiz Haroldo Dutra Dias, do Tribunal de Justiça de Minas Gerais, e foi transmitida ao vivo no YouTube.

O juiz Haroldo Dutra apresentou uma aula sobre os desafios da magistratura, com base na sua experiência como pesquisador das neurociências e da neurobiologia das emoções, saúde mental e bem-estar psíquico. Ele abordou como os desafios mentais são particularmente complexos na era da informação e do digital, e como essas questões são relevantes para a carreira de juiz(a).

O diretor da Emeron, o desembargador Alexandre Miguel, ressaltou a importância do Curso Oficial de Formação Inicial para o crescimento dos novos magistrados e o compromisso com o Judiciário.“ É nossa intenção que o desenvolvimento do perfil de magistradas e magistrados que fazem o curso oficial sejam autônomos e socialmente responsáveis, mais integrados com as necessidades e impactos dos fenômenos sociais, políticos e econômicos que perpassam o dia a dia da sociedade brasileira, agindo sob os fundamentos do humanismo e da ética para desempenhar a prestação jurisdicional célere, efetiva e alinhada com a missão deste Poder Judiciário do Estado de Rondônia”, declarou. 

Até 10 de julho, os(as) quinze novos(as) magistrados(as) terão aulas diárias ministradas por profissionais do Tribunal e de outras instituições, nos módulos local, da Emeron, e nacional, da Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados (Enfam).

Ao final da cerimônia de abertura do curso, o presidente do Tribunal de Justiça do Estado de Rondônia (TJRO), Raduan Miguel Filho, recebeu uma medalha de honra ao mérito pelo desempenho na diretoria da Emeron no biênio 2022-2023. Também foi realizada a posição da foto do desembargador na galeria de ex-diretores da escola.

“Na verdade, acredito que temos a melhor Escola por várias razões. Não apenas temos o melhor tribunal e os melhores magistrados do Brasil, mas também a melhor justiça brasileira, e isso é indiscutível. Podemos fazer todos os tipos de comparações estatísticas, como tempo de processo ou volume de casos, mas mesmo assim continuamos sendo a melhor justiça. Acredito que a preocupação da Escola não seja apenas ensinar sobre processos civis ou penais, mas sim formar vocês para serem verdadeiros magistrados, verdadeiros juízes. Então, tenham certeza de que fizeram a melhor escolha e que estão no caminho certo para se tornarem excelentes juízes”, disse o Presidente.

Além disso, a juíza auxiliar da Presidência, Karina Miguel Sobral, que desempenhou o papel de Vice-diretora da Emeron no biênio 2022-2023, também recebeu a Medalha de Honra Mérito Acadêmico Des. César Montenegro, pela reconhecida gestão à frente da Escola.

Na abertura do curso de formação, além dos 15 novos magistrados(as), estiveram presentes diversos juízes e desembargadores do TJRO, incluindo o desembargador aposentado Gabriel Marques, ex-presidente da Corte.

Desde o início do curso, os novos(as) magistrados já tiveram aulas sobre a historicidade do PJRO, história de Rondônia, organização do Tribunal, inovações tecnológicas e processos eletrônicos. Nesta sexta-feira, 26, o grupo assiste ao Seminário Internacional “A função do Judiciário na contingência dos conflitos sociais”, com o professor doutor Raffaele De Giorgi, da Itália.


Texto: Raíssa Fontes (estagiária, sob a supervisão de Gustavo Sanfelici)

Assessoria de Comunicação - Emeron

Acompanhe-nos nas redes sociais: instagram.com/emeron_oficial, twitter.com/emeron_oficial, facebook.com/emeron.oficial e youtube.com/EscolaEmeron


Contato

Se precisar, entre em contato.

Tribunal de Justiça de Rondônia
SGP - Rua Lauro Sodré, nº 1728 - Bairro São João Bosco
CEP 76803-686 - Porto Velho, Rondônia

© 2024 Secretaria de Gestão de Pessoas - SGP
Versão do Sistema