O
desafio de comunicar ações e projetos de maneira adequada e eficiente foi tema
do workshop dirigido aos gestores do Tribunal de Justiça, ministrado pela jornalista
Patrícia Marins, que, entre outros, é especialista em comunicação integrada,
com ênfase em posicionamento de imagem, gerenciamento de crise, programas de
relações públicas e public affairs.
Ao
longo de quarta-feira, a sensibilização sobre a importância de se comunicar,
buscando diferentes canais e, sobretudo, adotando a “empatia” entre emissor de
conteúdos importantes para instituição e seus interlocutores foram caminhos
apontados. “Precisamos voltar ao diálogo, à conversa, às histórias, pois isso
causa a identificação e, consequentemente, a eficiência na comunicação”,
defendeu Patrícia.
Por
meio de oficina, os participantes puderam elencar os principais obstáculos relacionados
à comunicação e elaborar soluções práticas que envolvam estratégia e que levem sempre
em consideração a missão e os valores e que reforcem uma imagem positiva da
instituição. Divididos em grupos, os gestores relacionaram a mensagens que
buscam transmitir com o foco em públicos selecionados. A ideia da dinâmica é
evidenciar a necessidade de atingir resultados baseados em ações específicas
para cada público.
O
workshop também teve o foco no gerenciamento de crises, que requer ações
rápidas e cujo sucesso também depende de comunicação interna. “Quando se trata
de gerenciamento de crise não há receita de bolo. Para cada caso é preciso
pensar em novas estratégias”, explicou Patrícia, que reforçou a importância de
um planejamento que aponte os riscos.
A
transparência nas ações também foi apontada como importante para garantir
credibilidade à instituição. “Hoje, o mundo exige que a instituição não apenas
seja transparente, mas transparente em tempo real”, acrescentou, destacando a
necessidade de disponibilização de dados e informações de forma célere.
Comunicação
Interna