Status: Histórico

Projeto Saúde Financeira 2024

Gestor do Projeto:
image Mariangela Onofre
Data do início:
01/03/2024
Previsão do Término:
Data do Término:
31/10/2024
Equipe do Projeto:
Implementação:
Projeto concluido em 100%.

Justificativa

A saúde financeira está diretamente relacionada a crenças, hábitos, comportamentos e condições emocionais referidas ao modo como o indivíduo lida com seu dinheiro. Deste modo, ser saudável financeiramente significa haver equilíbrio entre ganhos e gastos.

Em uma sociedade movida pelo capital, o acesso a bens, serviços e consumo depende de quanto dinheiro cada pessoa é capaz de produzir e impacta os seus aspectos físicos, sociais e emocionais. Importante ressaltar que ter saúde financeira não significa necessariamente produzir muito dinheiro e sim ter gastos proporcionais ao que é produzido economicamente.

O bem estar material representa não vivenciar o estresse de se preocupar com dívidas, com a segurança financeira para lidar com imprevistos e poder fazer projetos de médio e longo prazo. O projeto Saúde Financeira contempla a necessidade de consolidação da

Resolução 031/2017-PR, que instituiu a Política de Atenção Integral à Saúde de Magistrados e Servidores do Poder Judiciário do Estado de Rondônia (PJRO) a qual visa promover a saúde e qualidade de vida no trabalho contribuindo para o bem-estar físico, mental e social de magistrados e magistradas, servidores e servidoras do PJRO.

O referido projeto é uma ação continuada da Seção Biopsicossocial (Sebio) pertencente à Divisão de Saúde (Disau/SGP) proposto a partir de dados quantitativos. No ano de 2024 novamente as atividades estão voltadas para o alinhamento entre a sustentabilidade financeira e ambiental no universo doméstico.


Objetivo do Projeto

Promover Políticas de Gestão de Pessoas, bem como realizar atendimentos de atenç¿ão à saúde, com foco no bem estar de magistrados (as) e servidores (as) no ambiente de trabalho, auxiliando na redução do índice de absenteísmo-doença.

Objetivos Específicos:

  • Contribuir para o bem estar emocional associado ao bem estar financeiro de magistrados(as), servidores(as) e estagiários(as) do PJ/RO.
  • Estimular o público alvo a adotar hábitos de organização financeira que viabilizem seu bem estar psicossocial. 
  • Identificar comprometimentos à saúde e situações de risco de adoecimento causadas por questões relacionadas ao uso do dinheiro.
  • Oferecer suporte emocional aos que já encontram-se com a saúde comprometida em virtude de endividamento.

Escopo do Projeto

Houve a abertura de inscrição para dois grupos: um para servidores(as) e outro para magistrados(as). A metodologia de inscrição foi por preenchimento de formulário do google docs, divulgado no portal do servidor, portal do magistrado, e-mail e redes sociais institucionais. A participação foi por ordem de inscrição, restringindo-se cada grupo 30 participantes. Também foi ofertada uma palestra virtual sem limites de participantes. 

O conteúdo temático das oficinas abordou questões relacionadas ao uso emocional do dinheiro, patologias financeiras, planejamento orçamentário familiar, estratégias para quitação de dívidas, noções básicas sobre economia e investimentos, compreensão sobre o contexto político e econômico e o impacto deste no orçamento pessoal e familiar, organização financeira para futuro. 

As oficinas foram ministradas por instrutores internos com apoio dos analistas da SEBIO/Disau.

Foram realizadas oficinas para grupo restrito de magistrados(as) e uma oficina para servidores(as) e estagiários(as).


1Roda de Conversa Autonomia Financeira63
2Oficina de Servidores27
3Oficina de Aprofundamento para Servidores33
4Oficina exclusiva para Magistrados(as)11
5Oficina Mão na Massa19
6Palestra Virtual - Boas práticas de manipulação de alimentos232

TOTAL385