Inscrição para Adoção

Este site possui recursos de acessibilidade para web visando à inclusão e autonomia de todas as pessoas.

Barra superior

COMO DEVO INICIAR O PROCESSO DE HABILITAÇÃO PARA ADOÇÃO?

1º Passo:

Participar do Curso Virtual de Preparação para Postulantes à Adoção (Inscrição: Criação/atualização de cadastro (tjmg.jus.br) - opção “sem qualquer vínculo com o TJMG); A inscrição é individual (se casal, cada um deve fazer a sua).

Esclarecemos que, para pedir inscrição no curso Preparatório para Postulantes à Adoção, deverá entrar em: www.siga.tjmg.jus.br

INSTRUÇÕES: Clicar em “Pedir inscrição em curso”; selecionar Preparatório para Postulantes à Adoção; Dentre as opções disponíveis selecionar: Sem qualquer vínculo com o TJMG. Preencha o formulário e envie. Avance para pedir inscrição e clique. Siga os passos até aparecer uma mensagem de envio para o e-mail cadastrado. Se quiser conferir se a solicitação foi feita, basta voltar na página inicial, selecionar “painel do estudante”, colocar o CPF e enviar. Abrindo a mesma, vai aparecer o status do pedido.

2º Passo:

Encaminhar o(s) certificado(s) do Curso Virtual de Preparação para Postulantes à Adoção para o Núcleo Psicossocial de Proteção à Infância e Juventude (NUPS-PROINJU) através do whatsapp 3309-7157 para ser(em) inscrito(s) na turma das Rodas de Preparação para Adoção.

* Enviar o certificado até o dia 1 do mês (fevereiro, junho ou outubro), conforme a turma que você (s) escolher (em).

3º Passo:

Participar das Rodas de Preparação PRESENCIALMENTE (das 9h às 13h). Em 2024 teremos as seguintes turmas:

  • - FEVEREIRO: 8, 15 , 22 e 29 (TURMA 1)
  • - JUNHO: 6, 13, 20 e 27 (TURMA 2)
  • - OUTUBRO: 10,17, 24 e 31 (TURMA 3)

É necessário participar dos 3 encontros da sua “turma” , e quando for casal, os 2 juntos nos 3 encontros. O contato da recepção do Núcleo Psicossocial é 3309-7157, caso precise de alguma informação sobre esse curso ou rodas.

4º Passo:

Providenciar a seguinte documentação:

5º Passo:

Estando com tudo em mãos, deverá ser encaminhado para o e-mail do cartório: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

6º Passo:

JÁ ENCAMINHEI OS DOCUMENTOS E AGORA?

Conferida toda a documentação o gabinete passará o processo para a equipe de Colocação Familiar do NUPS-PROINJU, que entrará em contato para agendamento dos atendimentos pertinentes à avaliação psicossocial (individual/casal/rede de apoio).

DICAS:

Orientamos que façam o acompanhamento do processo, para ver se a documentação cumpriu todos os requisitos e em qual local se encontra - para isso poderá utilizar as seguintes modalidades de serviço:


  • Presencial: Secretaria de Atendimento (Fórum Geral no Balcão de vidro no 2º andar, à esquerda da saída dos elevadores – procurar o servidor Ivon)
  • Fone: 3309-7002 (servidor Ivon)
  • E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. (para juntada de documentos)

  • 🚨 Acompanhem o processo judicial por esses meios 👆 e verifiquem se há determinação para apresentação de documentos - atentem aos prazos e à documentação correta para que não haja o arquivamento.

  • Ainda é possível buscar atendimento no Alô Justiça/Ouvidoria-Geral 0800-647-7077 ou (69) 3309-6649 para questões que a família achar que precisa de mais esclarecimentos/encaminhamentos.

  • Sugerimos que este tempo de espera não seja passivo: invista em psicoterapia e em estratégias de proximidade com o tema, como assistir filmes, séries, depoimentos no YouTube, blogs e a participação em grupos de apoio à adoção - existem vários virtuais, aqui em Porto Velho indicamos o Grupo de Apoio à Adoção Acalamo/RO, cujo contato da coordenadora, Cristiane, é 69-99343-8606.

  • Essa caminhada é de autocuidado, escolha consciente e fortalecida para o exercício da parentalidade adotiva! Sejam bem-vindos (as) nesse caminho!!!

Poder Judiciário de Rondônia

Poder Judiciário do Estado de Rondônia
Horário de Funcionamento:
(Segunda a Sexta-feira)
Público Geral: 7h às 14h | Plantão Judicial: 14h às 7h | Atendimento Virtual: 7h às 14h

Telefone (69) 3309-6237 (clique aqui) | E-mail: presidencia@tjro.jus.br
Sede - Rua José Camacho, nº 585 - Bairro Olaria
Cep 76801-330 - Porto Velho, Rondônia