Emeron realiza cursos de técnicas de inquirição e expedição de documentos
Mais uma semana voltada para o aperfeiçoamento da aprendizagem organizacional no Poder Judiciário de Rondônia, com a realização de dois cursos, promovidos pela Escola da Magistratura (Emeron) no Centro de Treinamento do Tribunal de Justiça, em Porto Velho. O primeiro, realizado nos dias 1º e 2 de julho, trouxe "Técnicas de Inquirição”. Já o segundo, que teve início nesta quinta-feira (3) e terminará amanhã (4), irá abordar a "Expedição de Documentos Cartorários Criminais".
Com relação a “Expedição de Documentos Cartorários”, este é o segundo módulo apresentado. O primeiro foi exposto nos dias 5 e 6 de junho do corrente ano. O curso, ministrado pelo servidor Wagner dos Santos Silva, possui carga total de 32 horas e tem por objetivo a expedição padronizada e célere de documentos cartorários. Os participantes capacitam-se quanto à redação oficial, impessoalidade, uso da linguagem formal, tipos de documentos expedidos e padronização de procedimentos.
Técnicas de Inquirição
Terminou ontem (2) a capacitação em “Técnicas de Inquirição de Crianças e Adolescentes Vítimas de Violência”. A oficina de dois dias possibilitou a capacitação a quem não havia participado da primeira turma realizada em maio deste ano.
O objetivo da oficina é capacitar magistrados e servidores para a utilização de técnicas específicas para a inquirição de crianças e adolescentes em juízo e foi ministrada pela Psicóloga Mariângela Aloise Onofre e a Assistente Social Maria Inês Soares de Oliveira, ambas do TJRO.
A ementa do curso é composta por etapas do desenvolvimento biopsicossocial de crianças e adolescentes, normativas internacionais referentes aos direitos das crianças e adolescentes em processos judiciais e técnicas de entrevista investigativa – modelo PEACE.
Assessoria de Comunicação do TJRO