Notícias do TJRO
 
23/05/2025 22:14

Imagem mostra Logo da Mostra cultural com o letreiro inscrições abertas

Além de servidores(as) e magistrados(as) e seus dependentes, também podem se inscrever estagiários(as), aposentados(as) e demais colaboradores(as), desde que atentem para as regras previstas no edital, caso seja necessário deslocamento para Porto Velho.

Do dia 23 de maio ao dia 30 de junho de 2025, está aberto o chamamento de trabalhos que queiram participar da seleção para a VII Mostra Cultural do Poder Judiciário de Rondônia, que será realizada em novembro, na capital. O convite é para magistrados(as) e servidores(as), da ativa e aposentados. Os talentos da Justiça, além de exposição de poesias, artes plásticas, esculturas, fotografia e artes digitais, terão dois dias de espetáculo de palco, que reunirá música, dança, canto, luzes e muita emoção.

Para o presidente da Comissão Organizadora da VII Mostra, juiz Johnny Gustavo Clemes, a participação da comunidade judiciária é o principal ingrediente do evento, que completa 10 anos em 2025. O primeiro ato deste ano foi convidar o público para escolher o tema e assim, quase 400 votos e dezenas de sugestões, o tema“Povos, histórias e Justiça: o reflexo da nossa gente”, foi eleito para este ano. A autora, uma psicóloga da comarca de Ariquemes, destacou que a proposta valoriza as tradições e histórias e dos diversos povos que formam Rondônia. Sob esse “guarda-chuva” temático, os trabalhos devem ser enviados em diversos formatos. 

O edital detalha cada item, como, por exemplo, a resolução de 600 DPI para envio de fotografias, assim como a resolução de imagens e audiovisuais para uma mostra experimental produzida a partir do uso de Inteligência Artificial generativa. Já para quem busca estar entre os selecionados para as apresentações de palco,  têm até 7 minutos para dar o recado, pois esse será o limite das apresentações. Cantores (as), bailarinos (as) e outras performances devem ser gravadas em vídeo e enviadas pelo link de inscrição. 

Após o envio, será formada uma comissão de avaliadores, os quais farão a curadoria do material enviado para seleção das estrelas que irão brilhar no palco nos dias de evento no teatro. Segundo a juíza Karina Miguel Sobral, que também integra a comissão organizadora, assim como nos anos anteriores, a expectativa é de que as inscrições tenham artistas e grupos de todas as comarcas, o que demonstra a riqueza e a diversidade que estão presentes na instituição. Além de servidores(as) e magistrados(as) e seus dependentes, também podem se inscrever estagiários(as), aposentados(as) e demais colaboradores(as), desde que atentem para as regras previstas no edital, caso seja necessário deslocamento para Porto Velho.

Figura marcante nesses 10 anos de Mostra Cultural, o agente de segurança Francisco Casimiro já tem ensaiado o número e até dá uma palhinha para quem pede as músicas que irá apresentar no evento deste ano.  A aposta do Piauí, como gosta de ser chamado, são dois trechos de músicas, uma delas de Roberto Carlos. 

Formação

A realização de oficinas, live e muita informação para tirar dúvidas sobre a Mostra Cultural fomentarão a participação para 2025. A programação este ano vai além dos dias espetáculos, com formação para os artistas, participação de escolas e o lançamento de uma obra que contará a história dessa primeira década da mostra.

Confira o Edital da  VII Mostra Cultural do Judiciário 

Ficha de inscrição - Exposição de Poesias

Ficha de inscrição - Exposição de Artes Visuais

Ficha de inscrição - Obras Digitais

Ficha de inscrição - Apresentações de Palco



Assessoria de Comunicação Institucional

  • Compartilhar esta matéria