Fruto da parceria entre o Tribunal de Justiça de Rondônia (TJRO), por meio do Fórum Digital de Chupinguaia, e a prefeitura municipal, servidoras do Serviço Psicossocial do TJRO promoveram, na terça e quarta-feira, 24 e 25 de junho, uma capacitação destinada aos profissionais que atuam na rede de proteção à infância e adolescência de Chupinguaia, município localizado no sul do estado de Rondônia.
A formação, com o tema "Acolhimento e revelação espontânea de crianças e adolescentes vítimas ou testemunhas de violências", foi realizada no auditório da Câmara Legislativa, e capacitou 30 agentes das áreas de educação, saúde, Conselho Tutelar, assistência social e outros órgãos da rede de proteção.
O treinamento foi planejado para fortalecer a atuação de servidores(as) que compõem a rede de enfrentamento à violência, garantindo que o atendimento siga os princípios da escuta especializada. Essa abordagem prevê o acolhimento das particularidades de cada caso, considerando as necessidades específicas da criança, do adolescente e de suas famílias, assegurando encaminhamentos adequados e evitando a revitimização, situação em que a vítima é submetida a repetidos relatos do trauma.
A capacitação integrou as ações da Campanha Maio Laranja, mês dedicado ao combate ao abuso e à exploração sexual de crianças e adolescentes. As oficinas foram conduzidas pelas analistas do TJRO Simone Andrade, Juliana Gualtieri e Hanara Talita Dupont, especialistas em psicologia judiciária.
"Ainda existem muitas dúvidas sobre como proceder com a escuta especializada, e como o Município está em fase de estruturação desse serviço, a capacitação vem para fortalecer os profissionais nesse desafio. Somente com conhecimento e troca de experiências o sistema de proteção pode funcionar de forma integrada e eficiente", compartilhou a psicóloga Simone Andrade, que atua na Coordenadoria do Serviço Psicossocial do TJRO.
A iniciativa mostra o compromisso do TJRO e da Prefeitura de Chupinguaia com esforços concretos na proteção dos vulneráveis.
"Essa demanda surgiu da Secretaria de Assistência Social do município, que, observando as dificuldades enfrentadas pelos profissionais da rede, buscou no TJRO, por meio do Fórum Digital instalado no município, esse apoio. O Judiciário trouxe a experiência técnica, consolidando uma parceria fundamental", explicou Luana Trindade, coordenadora dos Fóruns Digitais.
Assessoria de Comunicação Institucional