O projeto de ressocialização por meio da arte é apoiado pelo TJRO
O espetáculo Bizarrus, encenado por reeducando os sistema prisional de Rondônia, será apresentado na quinta-feira, 17, no Teatro Guaporé, em Porto Velho. O projeto que desde sua origem, há 3 décadas, conta com o apoio do Tribunal de Justiça de Rondônia, é exemplo de ressocialização por meio da arte, pois leva aos palcos, histórias de vida dos próprios participantes, além de propor ao público uma reflexão sobre como encarar o encarceramento e cumprimento de pena.
Desde que Bizarrus foi retomado depois de um hiato de 7 anos, os envolvidos têm feito um esforço de manter a peça em cartaz para que a população tenha acesso à iniciativa que já marcou várias gerações pelo impacto social e artístico do projeto. Ao longo dos 16 anos que esteve na ativa, o espetáculo atingiu um público de mais de 150 mil pessoas, 40 mil só de estudantes, em projeto de prevenção da violência entre jovens.
“O projeto começa nas audições que acontecem dentro dos presídios, passa por um processo longo de transformação dos reeducando em atores, mas só se concretização nos palcos, com a energia e os aplausos da plateia”, explicou Marcelo Felice, diretor e idealizador de Bizarrus. O espetáculo voltou a ser encenado graças À parceria da Acuda – Associação Cultural e de Desenvolvimento do Apenado e do Egresso com a Sejus, TJRO (por meio do GMF - Grupo de Monitoramento e Fiscalização do Sistema Carcerário e de Medidas Socioeducativas e VEP- Vara de Execuções Penais), Ministério Público e Defensoria Pública.
A entrada para o espetáculo é 2 kg de alimento (açúcar, arroz, feijão, macarrão, óleo ou leite), que podem ser trocados por ingressos no próprio teatro Guaporé. Mais informações podem ser obtidas pelos celulares (69)993559591 ou (69)999793795.
Bizarrus
dia: 17/04
horário: 19h30
local: Teatro Guaporé
Ingresso: 2kg de alimentos
Assista ao vídeo sobre a reestreia de Bizarrus na nova temporada
Assista ao video sobre a encenação do espetáculo dentro dos presídios
Assessoria de Comunicação Institucional