Ao longo do Mês do Meio Ambiente, celebrado no mês passado em razão do Dia Mundial do Meio Ambiente (5 de junho), o Tribunal de Justiça de Rondônia atualizou as informações sobre as ações ambientais desenvolvidas a partir de iniciativas das próprias comarcas do interior do estado.
Servidores de comarcas como Pimenta Bueno e Espigão do Oeste desenvolvem e promovem práticas sustentáveis, entre elas a limpeza de locais públicos, doação de mudas e produção de cartilhas educativas. Essas ações transcendem a data comemorativa, configurando uma prática que é incorporada ao cotidiano do Poder Judiciário de Rondônia.
Bem Viver
A Liga do Bem Viver surgiu em 2023 em Pimenta Bueno, fundamentada na interdependência da vida e nas futuras gerações, visando construir uma sociedade mais justa e sustentável, com foco na valorização da inclusão e no respeito à natureza.
Diversas ações importantes já foram desenvolvidas. A horta comunitária de plantas medicinais não só incentivou a jardinagem, como também impulsionou uma rica cultura do chá na comunidade.
Outra iniciativa foi a criação da revista “Bem Viver: Compartilhando Saberes”, produzida por servidores e servidoras, com o objetivo de disseminar práticas saudáveis para o público interno e integrar a comunidade ao Plano de Sustentabilidade do TJRO.
A comarca também desenvolveu o programa “Pegadas Verdes”, focado em práticas para a redução da emissão de dióxido de carbono (CO2) e outros gases de efeito estufa gerados por atividades humanas, como transporte e consumo de energia. Além disso, a Liga do Bem Viver iniciou uma série de cartilhas educativas, voltadas para a conscientização e o debate sobre questões fundamentais que envolvem o meio ambiente e a natureza.
Para 2025, a comunidade pode esperar a continuidade de uma série de ações estratégicas divulgadas neste último mês no planejamento da Liga. Entre elas, destaca-se o plano de revitalização da Praça do Povo, um espaço público de grande importância em Pimenta Bueno que tem sido prejudicado pelo acúmulo de lixo e o desgaste das áreas verdes. Essa ação contará com um mutirão de limpeza e revitalização, a fim de criar um espaço público mais acolhedor e sustentável.
“Os integrantes da Liga continuam engajados em diversas atividades que reforçam os princípios, como meditação, cuidados com a horta comunitária e os deslocamentos sustentáveis. Além disso, este ano marcou um importante avanço com a realização da roda de conversa, um espaço de diálogo e troca de ideias”, destaca a técnica judiciária Elaine Cavalcante, conciliadora no Núcleo de Conciliação e Mediação da comarca de Pimenta Bueno e ativista da Liga.
Consciência ambiental
A comarca de Espigão do Oeste também demonstrou um forte engajamento ambiental no último ano. Os servidores desenvolveram ações como a distribuição de copinhos para a produção de mudas, a entrega de lixo reciclável para a Ccocamar — uma cooperativa local — e o recolhimento de tampinhas para o Hospital de Amor. Essas ações não só beneficiam o meio ambiente, mas também apoiam causas sociais importantes.
“A reciclagem é muito importante, tendo em vista que muitos materiais levam bastante tempo para se decompor na natureza. Além disso, gera economia de água, de energia e reduz a disposição inadequada de água”, diz a técnica Rosângela Vital, assistente de direção do Fórum da comarca.
Compromisso
As atividades desenvolvidas pelas comarcas ressaltam o empenho e o compromisso do Poder Judiciário em promover a sustentabilidade e o bem-estar coletivo de forma contínua e impactante em harmonia com a terra, integrando as práticas sustentáveis ao ambiente de trabalho e junto à sociedade.
Assessoria de Comunicação Institucional