O Comitê de Ética e Integridade (CEINT) do Tribunal de Justiça de Rondônia (TJRO) realizou sua 2ª Reunião Ordinária de 2025, na última sexta-feira, 4 de julho. Com foco na promoção da ética, da transparência e da responsabilidade institucional, o presidente do Comitê, desembargador Roosevelt Queiroz Costa, destacou a missão do CEINT em consolidar uma cultura organizacional baseada nesses princípios, com o objetivo de fortalecer a confiança da sociedade no Poder Judiciário.
A Secretaria do Gabinete de Governança - GGOV/TJRO apresentou a programação para o 2º Seminário de Ética e Integridade, previsto para setembro, em formato presencial com transmissão pelo YouTube. O evento, realizado a cada dois anos, visa sensibilizar magistrados(as), servidores(as), membros do sistema de justiça e a sociedade sobre a importância da conduta ética e da governança pública. Entre os nomes sugeridos para compor a programação como palestrantes estão o ministro Luís Roberto Barroso, Marcelo Zenkner, Prof. José Ricardo Cunha, entre outros. A programação incluirá ainda rodas de conversa e apresentação de boas práticas institucionais.
Durante a reunião, a GGOV também apresentou a proposta do Plano de Comunicação de Ética e Integridade, com enfoque em ações de sensibilização voltadas à sociedade e à promoção da transparência. Em alinhamento com esse plano, o jornalista Adriel Diniz, da Coordenadoria de Comunicação Social, anunciou a realização de uma live no dia 1º de agosto, que abordará a responsabilidade dos agentes públicos no uso das redes sociais, destacando aspectos comunicacionais e jurídicos relacionados ao Código de Ética do TJRO.
Também foram discutidas iniciativas relacionadas à gestão de denúncias de integridade, além de um retorno sobre os eventos de capacitação sugeridos para a proposta orçamentária, e os eventos pré-aprovados para o calendário de 2026.
A reunião contou com a participação do juiz auxiliar da Corregedoria, Marcelo Tramontini; das juízas Miria do Nascimento de Souza e Roberta Cristina Garcia Macedo; do membro Júlio César Costa; e do servidor Montálcio Amorim, da Astec.
Ao encerrar o encontro, o desembargador Roosevelt Queiroz reforçou o compromisso do CEINT-TJRO em promover a cultura de integridade e ética dentro da instituição, bem como em estimular a reflexão sobre o comportamento responsável nas plataformas digitais.
Assessoria de Comunicação Institucional