Em uma cerimônia prestigiada por magistrados(as), servidores(as) e convidados(as), foi inaugurada, nesta segunda-feira (30), a fotografia do desembargador José Antonio Robles na galeria de corregedores-gerais da Justiça de Rondônia. Localizada na recepção da Corregedoria-Geral da Justiça (CGJ), a galeria agora conta com 21 imagens de membros do Judiciário que exerceram o cargo com responsabilidade e dedicação à Justiça de primeiro grau e à atividade extrajudicial.
O desembargador José Antonio Robles atuou como corregedor-geral no biênio 2022-2023, tendo como juízes auxiliares os magistrados Johnny Clemes, Inês Moreira da Costa e Marcelo Tramontini. Atualmente, ele preside a 1ª Câmara Cível e está à frente do Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos (Nupemec).
Em seu discurso, Robles agradeceu a dedicação da equipe que o acompanhou e destacou o papel transformador da CGJ.“A Corregedoria não é um órgão de punição. Ao contrário, ela é essencial para garantir uma prestação jurisdicional eficiente, humanizada e de excelência. Agradeço aos juízes auxiliares e aos servidores que abraçaram os projetos e desafios da gestão com empenho e inovação”, afirmou.
O desembargador também fez questão de reconhecer o legado dos corregedores que o antecederam, destacando os esforços de Valdeci Castelar Citon (2021-2022) e José Jorge Ribeiro da Luz (2020-2021), que atuaram em tempos difíceis, durante a pandemia de Covid-19, com cerimônias simbólicas e restritas. “Mais do que uma foto na parede, este momento representa o reconhecimento coletivo de um trabalho sério, feito com responsabilidade e amor à Justiça”, concluiu Robles.
O atual corregedor-geral, desembargador Gilberto Barbosa, enalteceu a gestão de Robles. “Ao descerrarmos a fotografia do desembargador José Antonio Robles nesta galeria de ex-corregedores, reverenciamos não apenas a tradição institucional, mas também registramos uma gestão marcada por ética, senso de Justiça e profundo comprometimento com a magistratura”, afirmou.
O presidente do TJRO, desembargador Raduan Miguel Filho destacou o merecimento da homenagem. “A imagem do desembargador José Antonio Robles nesta galeria representa um período de trabalho comprometido, voltado à modernização da Corregedoria e à valorização do diálogo com magistrados, servidores e a sociedade. Este é um dia de reconhecimento justo e merecido”, declarou o presidente do TJRO.
A cerimônia também contou com a presença de representantes da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) em Rondônia, da Defensoria Pública do Estado de Rondônia (DPE-RO) e Associação dos Magistrados do Estado de Rondônia (Ameron), sendo marcada por homenagens e reconhecimento à trajetória do homenageado.
Assessoria de Comunicação Institucional