Notícias do TJRO
 
11/07/2025 13:36

Nos dias 12 e 13 de julho, das 8h às 15h, a população de Rolim de Moura terá acesso a uma série de serviços gratuitos por meio da operação Justiça Rápida Itinerante, que será realizada na Faculdade Estácio FSP, Unidade Rolim de Moura, localizada na rua Parnaíba, esquina com avenida 25 de Agosto, bairro Cidade Alta.

A iniciativa da Corregedoria Geral da Justiça (CGJ), do Tribunal de Justiça de Rondônia (TJRO), acontece em parceria com diversas instituições, como o Ministério Público, a Defensoria Pública, a Ordem dos Advogados do Brasil, órgãos municipais, estaduais e federais. O objetivo é ampliar o acesso à Justiça e a serviços públicos essenciais, promovendo cidadania e inclusão social.

Durante o evento, serão ofertados atendimentos jurídicos como divórcios amigáveis, guarda de menores, pensão alimentícia, reconhecimento de paternidade, dissolução de união estável, conversão de união estável em casamento, entre outros. Também haverá emissão de segunda via de documentos como CPF, RG (Nova CIN), título de eleitor, certidões de nascimento e casamento.

Na área da saúde, a população poderá usufruir de atendimentos médicos, orientações com nutricionistas, fisioterapeutas e farmacêuticos, além de serviços de enfermagem, odontologia e testes rápidos (HIV, Hepatites B e C, VDRL). O Hospital do Amor participará com triagens para câncer de pele e de boca.

Outros destaques incluem:

  • Cortes de cabelo gratuitos, no dia 13;
  • Avaliação nutricional por bioimpedância e massagens terapêuticas;
  • Coleta para doadores de medula, realizada pela Fundação de Hematologia e Hemoterapia de Rondônia (Fhemeron);
  • Atendimentos do INSS;
  • Do Sine,
  • Procon;
  • Emissão de Passe Livre para idosos e pessoas com deficiência pelo DER;
  • Serviços da Assistência Social, como programas Mamãe Cheguei, Criança Feliz e Mulher Protegida;
  • Atividades educativas de trânsito para crianças e jovens com jogos e brincadeiras, além de atendimentos do Detran e Ciretran.

A operação Justiça Rápida Itinerante é realizada por meio do Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos (Nupemec), com apoio do Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania (Cejusc), ligados à Corregedoria do TJRO.

Para participar, é necessário apresentar documentos pessoais com foto, comprovante de residência atualizado e documentos específicos para cada serviço desejado.

Casamento comunitário 

Ainda nos dias 12 e 13 de julho, interessados em participar do Casamento Comunitário devem comparecer para a triagem. As audiências ocorrerão no dia 26 de julho, e a cerimônia de casamento está programada para o mês de agosto.

Assessoria de Comunicação Institucional

  • Compartilhar esta matéria