Notícias do TJRO
 
17/02/2025 18:07

A foto mostra uma capacitação na Emeron.

 

Investir no desenvolvimento profissional é estratégia do Tribunal de Justiça de Rondônia para a melhoria da gestão dos processos e serviços ofertados aos cidadãos(ãs). Nesse contexto, uma reunião de governança, realizada no dia 6 de fevereiro, entre a Escola da Magistratura, a Secretaria de Gestão de Pessoas e o Gabinete de Governança, além de outras unidades,  estabeleceu estratégias para o alinhamento do Plano Anual de Capacitações do TJRO às diretrizes do Conselho Nacional de Justiça (CNJ).

Na reunião, foram abordados os temas: Judicialização da Saúde; Enfrentamento do Assédio Moral, do Assédio Sexual e da Discriminação; Justiça Restaurativa; Acessibilidade e Inclusão; Política de Gestão da Inovação; Direitos Humanos, Gênero, Raça e Etnia; Depoimento Especial; Enfrentamento da Violência contra a Mulher; Socioambiental e Equidade Racial.

 

Números 

Asas Restaurativa 2

Em 2024 foram realizados 430 cursos e eventos, desse total, foram 115 cursos presenciais, 102 realizados na modalidade de ensino à distância (EAD) e 5 na modalidade semipresencial. Entre os eventos, 168 ocorreram presencialmente e 40 no formato EAD ou live. Totalizando 6.517 pessoas capacitadas, sendo 169 magistrados(as), 2.674 servidores(as) e 3.674 participantes externos.

No tema da Judicialização da Saúde, 14 magistrados(as) foram capacitados(as). Já as ações voltadas ao enfrentamento do assédio moral e da discriminação incluíram eventos como a “Semana de Combate ao Assédio e à Discriminação”, “Dialogando sobre o Enfrentamento ao Assédio Moral, Sexual e à Discriminação” e o “Webnário para colaboradores(as) terceirizados(as)”, totalizando cerca de 300 participantes entre magistrados(as), servidores(as) e terceirizados(as).

A Justiça Restaurativa também foi tema de capacitação para 187 pessoas, enquanto as iniciativas voltadas à Acessibilidade e Inclusão alcançaram 1.491 capacitados(as), com ênfase para formação destinada a aplicação da Linguagem Simples com o objetivo de que o Poder Judiciário de Rondônia se comunique efetivamente com a sociedade.

Nas atividades relacionadas à inovação, foram realizadas lives  com o tema “O uso da Inteligência Artificial no Poder Judiciário”, além da participação de servidores(as) no evento Convergência 2024 e no 4º Festival de Laboratórios de Inovação do Poder Judiciário (Festlabs 2024).

Já na área de Direitos Humanos, Gênero, Raça e Etnia, foram capacitadas 345 pessoas, entre magistrados(as) e servidores(as). Além disso, 41 magistrados(as) foram capacitados(as) na temática de Depoimento Especial e 53 facilitadores(as) foram formados(as) para atuar no Enfrentamento da Violência Contra a Mulher.  As iniciativas voltadas à responsabilidade socioambiental capacitaram 980 participantes entre magistrados(as) e servidores(as).

No tema de Assédio Moral foram realizados eventos como a “Semana de Combate ao Assédio e à Discriminação”,  “Dialogando sobre o Enfrentamento ao Assédio Moral, Sexual e à Discriminação”, e “Webinário para para colaboradores(as) terceirizados(as)”, somando cerca de 300 pessoas capacitadas no tema, incluindo magistrados(as), servidores(as) e terceirizados(as).

 

2025

Entre as principais ações prospectadas, estão o alinhamento entre as competências de magistrados(as) e servidores(as) às competências institucionais, por meio da adequação do Programa de Gestão Por Competências ao estabelecido pelo Conselho Nacional de Justiça, com foco na prestação jurisdicional.

Outro ponto destacado foi a valorização de magistrados(as) e servidores(as) mediante atuação nas atividades de docência nas ações promovidas pela Escola da Magistratura levando em conta a experiência prática e o fortalecimento da cultura organizacional de serviço à sociedade.

“Magistrados(as) e servidores(as) bem preparados(as) são capazes de lidar com maior complexidade nas demandas e promover uma justiça mais acessível e equânime”, observou o vice-diretor da Emeron, juiz Johnny Gustavo Clemes.

 

Assessoria de Comunicação Institucional.

  • Compartilhar esta matéria