Notícias do TJRO
 
06/05/2025 16:16

O CEAV está localizado no Fórum Geral de Porto Velho

A foto mostra as integrantes da equipe do CEAV em frente à UNISP Centro

Muitas vezes, o apoio e a escuta podem ser o primeiro passo para a reconstrução de uma vida e a busca por justiça para as vítimas. A pessoa, fragilizada pelo impacto da situação de violência no seu cotidiano, em muitos casos, necessita de um amparo e cuidado. Foi justamente para divulgar o serviço do Judiciário que dá atenção às vítimas, que os(as) servidores(as) do Tribunal de Justiça de Rondônia visitaram a Central de Ocorrências, a Central de Flagrantes e as Unidades Integradas de Segurança Pública (Unisp), centro e zona Sul, em Porto Velho, durante o mês de abril.

Essa atividade faz parte do projeto "Conexão: CEAV atuando com a rede de atendimento" . O Centro Especializado de Atenção às Vítimas (CEAV) foi instituído no Poder de Justiça de Rondônia por meio da Resolução 245/2022-TJRO, em cumprimento a Resolução N. 386/2021 do Conselho Nacional de Justiça (CNJ). Nessa ação, o objetivo foi promover as formas de acesso ao CEAV, por isso, além da conversa e informações para policiais e delegados(as), foram distribuídos panfletos e afixados cartazes e banners com informações sobre as formas de acessar esse serviço da Justiça.

Segundo a psicóloga Litiane Matos, que chefia a equipe, o atendimento é humanitário e digno às vítimas, o que lhes proporciona o direito à informação. Lá essas pessoas recebem um  atendimento especializado, com escuta e cuidado. Também estão entre os serviços, a orientação sobre os direitos e garantias assegurados às vítimas e seus familiares; informações processuais às vítimas de crimes e atos infracionais e encaminhamentos para a rede de serviços públicos.

A foto mostra a equipe do CEAV com a Delegada

Na Central de Ocorrência, a delegada Lucilene Pedrosa, diretora do Departamento de Polícia Metropolitana da Polícia Civil de Rondônia (Depom), recebeu a equipe do Judiciário e destacou a relevância dessa proximidade e da atenção às vítimas, no dia 14. Na sequência de visitas, no dia 24, os(as) servidores(as) do CEAV foram recebidos pelo delegado Cristiano Lopes, na Central de Flagrantes de Porto Velho.

A foto mostra a equipe do CEAV com o delegado

As delegacias podem ser o primeiro contato do(a) cidadão(ã) com o Estado após serem vítimas. Por isso o serviço foi divulgado nesses locais, com demanda judicializada, o CEAV entra em atuação, com a garantia de que essas pessoas sejam tratadas com equidade, dignidade e respeito. Atualmente o CEAV conta com uma equipe multiprofissional composta por Assistentes Sociais, Psicóloga(o), Técnica-Administrativo e estagiárias(os).

O atendimento do CEAV é no Fórum Geral César Montenegro, na Avenida. Pinheiro Machado, 777, 1° Andar, Sala 160, na capital. O contato também pode ser feito por email para: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. ou por telefone e Whatsapp: (69) 3309-7144.

CEAV Equipe 2 1

 

Assessoria de Comunicação Institucional

  • Compartilhar esta matéria