A turma de 2025 de Especialização em Direito para a Carreira da Magistratura (EDCM), em Porto Velho, pela Escola da Magistratura de Rondônia (Emeron) teve sua aula inaugural na noite de segudnda-feira, 24 de fevereiro, e teve como tema “Jurisdição no Século XXI: Novas Tecnologias e Nova Efetividade”, conduzida pelo juiz federal Rafael Leite Paulo, do Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF1).
Na mesa de abertura, o desembargador Alexandre Miguel, diretor da Emeron, deu as boas-vindas aos pós-graduandos e destacou a qualidade dos professores(as) da formação. A EDCM em Porto Velho conta com corpo docente totalmente formado por magistrados(as) do Tribunal de Justiça de Rondônia.
“Ao longo desses anos todos, daqui saíram grandes profissionais do direito, não só para carreira e concurso público, mas também para atuação na advocacia. A decisão de ingressar num curso como esse não é apenas um passo acadêmico, mas também um compromisso constante com o aprimoramento profissional e, acima de tudo, com a nossa sociedade”, disse o Diretor.
O juiz Johnny Gustavo Clemes, vice-diretor da Emeron e coordenador da EDCM Porto Velho se colocou à disposição dos alunos(as) para auxiliá-los.
“O nosso desejo é que os senhores(as) continuem essa construção que vem de antes de nós, que é a continuação de um ciclo de evolução, de buscar o que cada um tem de melhor para que outro possa vir e encaixar as próximas peças. Para tanto é necessário desejar muito e entregar muito de si”, declarou.
Em seguida, o juiz Rafael Leite iniciou a aula sobre Direito e Tecnologia, apresentando uma evolução histórica de equipamentos utilizados no cotidiano até a atual era dos robôs e inteligências artificiais e conectando as novidades tecnológicas ao universo jurídico.
“Cada vez mais a interseção do direito com as novas tecnologias está mais intensa. A incorporação de novas tecnologias é fundamental à boa aplicação do direito e a boa utilização pela sociedade, o impacto que elas têm na vida das pessoas é muito dependente da boa atuação dos profissionais do direito. Essa relação se representa muito nessa aula que foi dada”, avaliou Rafael.
O bacharel em Direito Eduardo Sarges chegou à Escola com boas expectativas para o ano de aulas. “Semana passada eu colei grau e nessa semana já estou em uma pós-graduação em um ambiente tão respeitado como a Emeron. Estou feliz demais por causa disso”, disse.
Os mais de 50 novos alunos e alunas da Emeron terão aulas de segunda a sexta-feira à noite e aos sábados pela manhã durante todo o ano de 2025. Em 2026, os discentes receberão orientação e produzirão a monografia como trabalho de conclusão do curso.
Nesta terça-feira, 25, será a vez dos alunos(as) da EDCM em Cacoal participarem da aula inaugural com o juiz Rafael Leite Paulo. A aula marcará também a inauguração da nova sede da Emeron em Cacoal, nas dependências do Fórum Desembargador Aldo Castanheira.
Assessoria de Comunicação Institucional
com informações da Emeron