Promovido pelo Tribunal de Justiça de Roraima, evento discutiu iniciativas voltadas à preservação e descarbonização
O Tribunal de Justiça do Estado de Rondônia (TJRO) participou, na manhã desta quinta-feira (12), do V Encontro de Boas Práticas entre os Tribunais do Bioma Amazônico, promovido pelo Tribunal de Justiça de Roraima (TJRR). Realizado de forma virtual, o evento integra as ações do Mês do Meio Ambiente e teve como foco a descarbonização e o fortalecimento de práticas sustentáveis no Poder Judiciário.
A juíza auxiliar da Presidência e presidente do Comitê Gestor do Plano de Sustentabilidade do TJRO, Karina Miguel Sobral, representou o Tribunal durante o encontro. Ela agradeceu a presença da equipe do Núcleo de Acessibilidade, Inclusão e Gestão Socioambiental (Nages/GGOV), que é a unidade de apoio à governança da sustentabilidade, e destacou o comprometimento e as iniciativas do Tribunal na temática. “Temos uma equipe muito dedicada às políticas de sustentabilidade voltadas à descarbonização”, pontou a magistrada.
Durante o encontro, a servidora Samira Alvim de Siqueira, assistente técnica do Nages, apresentou o Plano de Descarbonização do TJRO, lançado no último mês, e as medidas implementadas para o cumprimento da Resolução nº 594/2024 do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), que estabelece a meta de neutralização das emissões de carbono até 2030.
Entre as principais ações destacam-se a otimização do transporte coletivo, com o uso de ferramentas de gerenciamento e testes com veículos menos poluentes — a partir de uma pesquisa sobre o deslocamento casa-trabalho do público interno —, a contratação de uma cooperativa de catadores para garantir a destinação ambientalmente adequada dos resíduos e o projeto ‘Colhendo Sementes, construindo viveiros e plantando florestas’, voltado à compensação ambiental.
O evento também contou com a presença da coordenadora do Nages, Maiara Ribeiro de Moraes, e demais integrantes da equipe, que também são atuantes nas iniciativas socioambientais do Tribunal.
A participação do TJRO reforça o compromisso da instituição com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU) e com a construção de um Judiciário cada vez mais consciente e sustentável.
Assessoria de Comunicação Institucional