Juliana Paula ganhou o Conip Digital em 2024
Ganhadora do Prêmio Conip Digital 2024 como idealizadora do Módulo Lilás, aplicativo “Medida Protetiva on line” do Tribunal de Justiça de Rondônia, a juíza Juliana Paula Silva da Costa teve como um dos reconhecimentos a participação na Imersão Governo Digital 2025, que acontece de 25 a 30 de maio de 2025, na Estônia e Finlândia.
Reconhecida pela ONU como uma nação 100% digital, a Estônia recebe o maior evento internacional sobre cidades inteligentes e governança digital. A imersão é um evento da Estônia Hub e conta com uma extensa programação, dentro da qual faz parte a e-Governance Conference. “Esta experiência proporciona uma visão profunda das estratégias que colocaram o país como referência e modelo digital no setor público”, explicou a magistrada, que prioriza a programação voltada preferencialmente para o Judiciário.
“Estivemos no Harju Maakohus, Tribunal do Condado de Harju, que é o principal tribunal de primeira instância em Tallinn, capital da Estônia. Ali ouvimos sobre o funcionamento, a inovação e a tecnologia da Justiça desse país”, contou.
Um dos momentos mais aguardados do evento é o workshop com o presidente da Estônia, Alar Karis, que apresentará pessoalmente o case de sucesso que transformou o país em líder mundial em digitalização. No total, a delegação brasileira é composta por 70 pessoas, entre vice-governadores, secretários estaduais, prefeitos, representantes do Judiciário e do Ministério Público.
“É um momento único, de muito aprendizado, network, encontro com pessoas de vários setores, privado e público, todos com a finalidade de aprimorar os seus serviços, de entregar o melhor ao cidadão, com o uso da tecnologia da inteligência e as melhores ferramentas. Tudo em prol da melhor entrega”, comentou a juíza Juliana.
Após a passagem pela Estônia, a magistrada também visitará a Finlândia, país vizinho que é referência global em qualidade de vida e políticas públicas digitais. A intenção é conhecer os modelos de gestão e bem-estar social que fazem do país o líder do ranking da ONU como o mais feliz do mundo por oito anos consecutivos.
Assessoria de Comunicação Institucional