Notícias do TJRO
 
07/02/2025 16:59

Outros 75 atendimentos foram registrados em aldeias indígenas na região de Guajará-Mirim, segundo o INSS.

A parceria entre a Corregedoria do Tribunal de Justiça de Rondônia, o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) e a Procuradoria Federal no Estado de Rondônia durante o Mutirão Previdenciário resultou em 120 benefícios concedidos em Porto Velho. O objetivo do mutirão, realizado em janeiro, foi acelerar a implantação de benefícios previdenciários concedidos em decisões judiciais, que ainda estavam pendentes de cumprimento.

Em termos simples, a implantação é a liberação do pagamento pelo INSS de um benefício previdenciário que foi concedido pela Justiça, mas que ainda não tinha sido colocado em prática.

Na capital rondoniense, foram selecionados cerca de 200 processos judiciais previdenciários que atendiam aos requisitos para a implantação imediata. Desses, 120 puderam ser efetivamente implantados.

Além da parceria com a Corregedoria, segundo o INSS, durante a comemoração do Dia Nacional da Previdência Social, outras ações foram realizadas. Em Guajará-Mirim, o INSS realizou 75 atendimentos nas aldeias Santo André e Rio Negro Ocaia, na reserva extrativista Pacaás Novos, relacionados a protocolos de benefícios assistenciais, benefício por incapacidade, aposentadorias, pensão e salário-maternidade. No dia 24 de janeiro, em que se celebrou o Dia do Aposentado e da Previdência, os servidores do INSS atenderam no Lar do Idoso, em Porto Velho, visando a concessão de direitos.

O reconhecimento de direitos e a atuação para a concessão dos benefícios reafirmam o compromisso do Poder Judiciário de Rondônia em se aproximar, diariamente, da sociedade.

Assessoria de Comunicação Institucional

  • Compartilhar esta matéria