Notícias do TJRO
 
10/02/2025 17:53

  A foto mostra duas pessoas apertando as mãos.

O Gabinete de Governança do Tribunal de Justiça de Rondônia coordenou no dia 4 de fevereiro mais uma reunião estratégica para avaliar os quesitos do Prêmio CNJ de Qualidade do Conselho Nacional de Justiça. Desta vez, o tema foi a conciliação, com a participação da cúpula administrativa do TJRO, do Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos (Nupemec), da Corregedoria-Geral da Justiça e da Secretaria de Tecnologia da Informação. 

A reunião reforçou o compromisso do TJRO em transformar a conciliação em um dos pilares da prestação jurisdicional. Os participantes discutiram soluções inovadoras para potencializar os índices de conciliação, reafirmando a missão do Tribunal de entregar uma Justiça mais rápida, moderna e resolutiva para todos.

Um dos pontos tratados foi a Meta 3 do CNJ para 2025, que estabelece o desafio de aumentar o Índice de Conciliação do “Justiça em Números” em 1 ponto percentual em relação a 2024, com uma cláusula de barreira de 17%. O TJRO tem superado essas metas nos últimos anos.

Também foram debatidos os indicadores que avaliam a eficácia da conciliação nos tribunais. Esses indicadores contemplam, entre outros aspectos, o total de processos com decisões homologatórias de acordo no primeiro e segundo grau, juizados especiais e execução de títulos extrajudiciais, dentre outros. 

Em 2024, o desempenho do TJRO foi destaque na área, o que evidencia o compromisso de magistrados(as), servidores(as) e parceiros com a causa. “O esforço de cada unidade contribui para fortalecer essa prática, garantindo que a Justiça atue com maior proximidade e eficiência para a população”, ressaltou o juiz secretário-geral, Rinaldo Forti.

Para isso, o Tribunal investe constantemente em estratégias como capacitações, mutirões e aprimoramento de sistemas tecnológicos que facilitam o acesso da sociedade às soluções consensuais de conflitos.

“Cada conciliação bem-sucedida é um passo importante rumo à melhoria contínua da Justiça. O trabalho conjunto e a dedicação de todos são essenciais para atingirmos os melhores resultados e continuarmos sendo um exemplo de excelência em todo o país”, comentou a secretária de GGov, Rosemeire Ferreira.

 

Assessoria de Comunicação Institucional

  • Compartilhar esta matéria