A Ouvidoria do Tribunal de Justiça do Estado de Rondônia (TJRO) fechou o ano de 2024 com 99,42% dos atendimentos cumpridos; percentual acima do estipulado pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ). A apresentação dos dados foi realizada, nesta segunda-feira,10, durante a primeira sessão do Tribunal Pleno Administrativo do TJRO pelo ouvidor, desembargador Francisco Borges.
Segundo dados da Ouvidoria, no ano passado foram realizados 4.161 atendimentos. Deste total, 2.776 foram por telefone, em sua maioria, relacionados a informações prestadas aos usuários externos sobre o Tribunal de Justiça; já 1.385 foram via sistema e presencial; deste montante, 94 atendimentos foram para prestações de informações ao CNJ e 78 foram de acesso à informação, com base na Lei Federal n.º 12.527, de 18 de novembro de 2011, que garante a transparência e acesso a dados a usuários internos e externos do Poder Judiciário do Estado de Rondônia, cujo controle é realizado pelo CNJ.
Segundo relatório da Ouvidoria, os dados de 2024 apontam que houve acréscimo no atendimento telefônico, assim como no atendimento cadastrado via sistema da Ouvidoria, o qual permite o registro e acompanhamento automatizado das demandas.
Segundo o ouvidor, desembargador Francisco Borges, do total de atendimentos, apenas três não foram possíveis finalizar em 2024 devido terem sido solicitados no mês de dezembro do referido ano, encerramento dos trabalhos da Corte.
Implementação da Ouvidoria
Durante a sessão, o desembargador Francisco Borges falou sobre o aprimoramento da Ouvidoria com a instalação de uma sala exclusiva para atendimento presencial individualizado. Além disso, foi realizada a “primeira reunião de alinhamento entre as Ouvidorias ligadas ao Judiciário e a participação em Encontros de Ouvidorias Judiciais”.
Assessoria de Comunicação Institucional