A palestra "Saúde Mental como Meta", promovida pelo Tribunal de Justiça de Rondônia (TJRO) e realizada online no YouTube no dia 16 de janeiro, destacou a importância de olhar para dentro de si mesmo, de reconhecer as necessidades emocionais e de promover uma vida equilibrada.
Conduzida pelo psicólogo Cristiano de Paula e pela psiquiatra Andressa Police da Divisão de Saúde, ambos profissionais do TJRO, a palestra abordou os desafios enfrentados por servidores do Judiciário, especialmente no contato direto com jurisdicionados, que muitas vezes envolve alta carga emocional.
Cristiano enfatizou estratégias pessoais para a manutenção do equilíbrio mental como o autoconhecimento para entender e reconhecer limites. Sugeriu estabelecer limites, delegar tarefas para evitar sobrecarga, e organizar o espaço de trabalho para maior conforto e desempenho. E ainda desconexão estratégica, permitindo pausas e momentos de relaxamento. Por fim recomendou estilos de vida saudáveis, incluindo atividades que proporcionem bem-estar.
"Mesmo com a seriedade do trabalho, momentos de descontração são como um respiro para a alma. É fundamental transformar o espaço laboral em um ambiente tranquilo”, destacou o psicólogo.
Autocuidado
A psiquiatra Andressa Police apresentou um panorama da campanha, instituída em 2023 como uma lei federal. Segundo ela, janeiro foi escolhido por ser o mês do planejamento e da renovação, representando uma oportunidade de investir em hábitos saudáveis e práticas que promovam o bem-estar.
Ela alertou para os sinais que indicam a necessidade de buscar ajuda especializada tais como a persistência de sintomas de desgaste emocional;a interferência do estado de humor nas relações interpessoais e nas atividades diárias; e o uso abusivo de substâncias. "Cuidar de si mesmo é um gesto poderoso. Não espere o agravamento de um problema; busque apoio psicológico ou psiquiátrico quando necessário," reforçou.
O projeto “Se Cuidar é Legal”, desenvolvido por psicólogos do TJRO, foi citado como um exemplo de iniciativa institucional, na promoção de autoconsciência e fortalecimento psicossocial. A psiquiatra também destacou a importância de metas realistas: "Em vez de tentar uma hora de esteira num único dia, que tal começar com 20 minutos, três vezes por semana? Pequenos passos levam a grandes conquistas."
Encerrando a palestra, Andressa lançou uma reflexão: "O que você tem feito por si mesmo e pela sua saúde mental?"
Assista à palestra:
Assessoria de Comunicação Institucional