A parceria de diversos órgãos fez do Projeto um sucesso, com dois prêmios nacionais e reconhecimento internacional
O Projeto Colhendo Sementes, Construindo Viveiros, Plantando Florestas realizou, nos dias 7 e 8 de maio, o 5º Encontro de Técnicos, Secretários e Viveiristas, do projeto, que é premiado nacionalmente pelos impactos positivos no meio ambiente. O evento foi sediado em Corumbiara, distante 730 quilômetros da capital, Porto Velho. A cidade do extremo sul rondoniense recebeu mais de 120 pessoas de todo o Estado para se capacitar sobre técnicas de implantação e desenvolvimento dos viveiros, e teve sua rotina diária alterada com os visitantes, que movimentaram o comércio local.
Representantes dos órgãos parceiros, Sedam e TJRO/Cimcero – órgão idealizador e gestor do projeto, respectivamente – participaram do evento, que demonstrou mais uma vez a capacidade de aglutinar forças em prol da preservação ambiental.
As atividades do 5º Encontro foram iniciadas às 8 horas do dia 7 (quarta-feira), com a condução do juiz de Direito Maximiliano Darcy David Deitos, idealizador do projeto, que deu as boas-vindas e falou sobre a importância de intensificar as ações de preservação ao meio ambiente diante da realidade atual de alterações climáticas. A savanização da Amazônia, o crescimento do arco do desmatamento (linha imaginária que vai do Maranhão até o Acre, sendo uma frente de queimadas) e os impactos do aquecimento na vida das pessoas foram temas abordados por Maximiliano.
Em contraponto à destruição, o juiz falou da união de forças dos órgãos parceiros para manter o projeto forte e com ações programadas para muitos anos, de forma que possa combater os efeitos climáticos, que impactam diretamente o ciclo de chuvas, não só na Amazônia, mas em toda a América do Sul, visto que os chamados “rios voadores” partem da Amazônia, mas chegam até o extremo sul brasileiro, contribuindo com a agropecuária nacional, base do Produto Interno Bruto (PIB) nacional.
Vencedor dos prêmios Juízo Verde (2023) e Innovare (2024), o magistrado fez questão de lembrar que eles não teriam sido alcançados se não fosse a parceria dos órgãos que integram o Projeto Colhendo Sementes, Construindo Viveiros, Plantando Florestas. Assim, entregou réplicas (troféus) do prêmio Innovare a representantes da Secretaria Estadual de Desenvolvimento Ambiental/Erga – Ji-Paraná e Erga Rolim de Moura (Hermerson Alvarenga e José Neuton, respectivamente), à Coordenação de Meio Ambiente do CIMCERO (Pedro Moura) e à componente do conselho gestor, lotada na Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Rolim de Moura (Cristina Vergara), presentes no local do evento. “Para o TJRO, a iniciativa é uma atuação ampliada do Judiciário, por meio da governança ambiental judicial, já que a capacitação dos agentes ambientais nas diversas etapas, da construção dos viveiros ao plantio, é fundamental para fortalecer uma cultura de viveiros municipais”, concluiu o juiz.
O governador do Estado, Coronel Marcos Rocha, evidenciou o papel estratégico da iniciativa para o desenvolvimento sustentável em Rondônia. “Projetos como este mostram o quanto a união entre poder público, comunidades e profissionais da área ambiental pode gerar impactos positivos duradouros”, disse Rocha.
Já o prefeito de Corumbiara, Leandro Vieira, que participou de toda a programação, agradeceu ao conselho gestor do projeto por ter incluído o pequeno município no roteiro de grandes eventos estaduais, com reflexos em todo o comércio local. “Temos muito orgulho do nosso viveiro, um dos melhores do Estado, e também por termos aderido desde o início, não porque iríamos receber madeira, mas pelo meio ambiente”, finalizou o prefeito, durante o encerramento do evento, no dia 8.
Parceiros
Para que tenha atuação em todo o Estado e com grandes resultados, o projeto conta com parceiros fundamentais: TJRO, Ministério Público, Polícia Rodoviária Federal, Batalhões Ambientais, Sedam, CIMCERO, Projeto Renascer das Águas, Unimed Centro, Dalan Açaí, Cooperativas de Crédito (Credip), e prefeitos e secretários dos 37 municípios que integram o projeto – três novos municípios adentraram neste ano ao projeto: Cabixi, Pimenteiras e Vilhena.
Assessoria de Comunicação Institucional