Música, poesia e vivências da atriz, escritora e cantora Elisa Lucinda encantaram o público interno do Tribunal de Justiça nesta sexta-feira, 14, durante a cerimônia de encerramento da Semana da Mulher, programação que homenageou e reconheceu a importância do público feminino da instituição. A palestra foi no auditório do edifício-sede e transmitida ao vivo para o canal da Escola da Magistratura de Rondônia no YouTube.
Com o tema “Palavra é Poder”, Elisa Lucinda narrou momentos de sua vida e compartilhou histórias inspiradoras, além de fazer um convite à reflexão sobre justiça, racismo e igualdade. Multiartista, reconhecida nacionalmente por seus trabalhos na televisão, na poesia e na música, Elisa cativou o público com sua narrativa envolvente, intercalando fala com intervenções poéticas e musicais. A artista também posou para fotografias com mulheres da instituição e autografou livros de sua autoria.
Durante a abertura do evento , o presidente do TJRO, desembargador Raduan Miguel Filho destacou o papel fundamental que as mulheres desempenham na instituição. “A opção por dedicar uma semana para esta data tão importante foi uma forma de reiterar nosso compromisso com a valorização do trabalho e da dedicação das mulheres que integram nosso Tribunal”, afirmou.
Na mesma linha, o corregedor-geral da Justiça Gilberto Barbosa, também ressaltou a versatilidade do público feminino da instituição, composto por magistradas, servidoras, colaboradoras, estagiárias e terceirizadas. “A força da mulher se manifesta na resistência diante das dificuldades, na sensibilidade ao mediar conflitos, na firmeza ao decidir e na coragem de transformar realidades”, comemorou.
Programação
Durante toda a semana, o TJRO realizou atividades voltadas à valorização e reconhecimento do público feminino. O evento contou com uma palestra da desembargadora Salise Monteiro Sanchotene, do Tribunal Regional Federal (TRF) da 4ª Região, que abordou os desafios e conquistas da paridade de gênero na Justiça, e lançamento do Programa Juíza Suzy Soares: Magistratura Feminina em Evolução, que recebe o nome de uma magistrada do Poder Judiciário de Rondônia que foi vítima de feminicídio. A homenagem tem como objetivo preservar o legado da juíza, uma mulher e mãe dedicada à defesa da justiça, da equidade e da dignidade humana. A semana também foi marcada por workshops, exibição de filme, entre outras atividades.
Em vídeo exibido no evento, o diretor da Emeron, desembargador Alexandre Miguel agradeceu a participação das mulheres durante toda a programação na semana. “Que possamos levar adiante essa reflexão, e, mais do que isso, transformar em ações concretas do dia a dia”,
Assessoria de Comunicação Institucional