Notícias do TJRO
 
08/05/2025 15:38

 A foto mostra a reunião no CNJ com os ministros Barosso e Fachin em destaque.

O Tribunal de Justiça de Rondônia participou, nesta quarta-feira, da 1.ª Reunião Preparatória para o 19.º Encontro Nacional do Poder Judiciário, na sede do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), em Brasília. O evento reuniu presidentes, corregedores e representantes dos tribunais brasileiros. Além do desembargador presidente, Raduan Miguel Filho, do vice-presidente, desembargador Glodner Pauletto e do corregedor, desmbargador Gilberto Barbosa também estiveram no evento a juíza auxiliar da presidência Valdirene Clementele e os juízes auxiliares da corregedoria Paulo Fabrício e Silvana Freita.  A reunião preparatória antecede a principal convenção da Justiça para a avaliação da Estratégia Nacional do Judiciário, que será em dezembro em Florianópolis (SC).

Na solenidade de abertura, o presidente do CNJ e do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Luís Roberto Barroso, destacou a importância da integridade do Judiciário e reconheceu casos isolados de conduta inadequada de magistrados, mas ressaltou a solidez da Justiça brasileira. Ainda na abertura, Barroso destacou o papel do encontro como espaço de avaliação de políticas públicas, troca de ideias e monitoramento transparente das Metas Nacionais.

A colagem de fotos mostra a reunião, os presidente do TJRO ao microfone, os juízes auxiliares na plateia e os ministros Barroso e Fachin em destaque.

O vice-presidente do STF, ministro Edson Fachin, destacou a atuação do CNJ ao longo dos 20 anos de sua instituição, por meio da Emenda Constitucional n. 45/2004. Para o ministro, o Conselho manteve e enalteceu a magistratura como a essência do Poder Judiciário, buscando ofertar à população maior transparência e eficiência. Destacou, ainda, que o CNJ acentuou, nos últimos anos, seu papel como órgão responsável pelas políticas públicas de administração da Justiça, distanciando-se da ideia de instituição disciplinar.

Ao final da sessão, representantes de tribunais de todo o país tiveram espaço para formular perguntas e manifestações, abordando temas como implantação de sistemas digitais e desafios regionais na condução das metas. A interação reforçou o caráter colaborativo da reunião.

“É uma oportunidade ímpar de compartilhamento e intercâmbio. Estamos aqui para dar nossa parcela de contribuição e também aprender com as discussões. Nosso objetivo é mantermos sempre o bom serviço ao cidadão, que nos confere o título de uma justiça diamante”, comentou o presidente do TJRO.

 

 

Assessoria de Comunicação Institucional 

com informações do CNJ

  • Compartilhar esta matéria