A elaboração do inventário de emissões faz parte da adesão do TJRO ao Programa Justiça Carbono Zero
O Tribunal de Justiça de Rondônia (TJRO), por meio do Núcleo de Acessibilidade, Inclusão e Gestão Socioambiental iniciou nesta segunda-feira, 19, uma pesquisa interna sobre a emissão de gases prejudiciais, para coletar dados essenciais para a elaboração do inventário de emissões de Gases de Efeito Estufa (GEE), em cumprimento à Resolução nº 594/2024 do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), que instituiu o Programa Justiça Carbono Zero.
Esta ação se alinha a outras iniciativas do TJRO voltadas para a sustentabilidade, demonstrando a preocupação institucional em minimizar seu impacto ambiental, tais como o uso de energia solar, extinção do uso de copos descartáveis e promoção da destinação correta de resíduos nos prédios da Justiça. O inventário de emissões é mais um passo fundamental para que o Tribunal nesse sentido e irá auxiliar a instituição a identificar suas principais fontes de emissão e, a partir disso, desenvolver estratégias e ações concretas para a descarbonização de suas atividades.
Para a realização do inventário, o TJRO conta com a colaboração de seus servidores(as), juízes(as) e demais colaboradores(as), como estagiários, terceirizados e agregados militares. Eles irão responder a um questionário online sobre o deslocamento casa-trabalho. A pesquisa busca obter o máximo de participação do corpo funcional, garantindo a representatividade dos dados coletados.
O questionário está disponível através deste link até o dia 6 de junho e só pode ser respondido por e-mails com a extensão @tjro.jus.br. As perguntas abordam os meios de transporte utilizados pelos servidores, o tipo de combustível e o ano de fabricação dos veículos, entre outros aspectos relevantes para o cálculo das emissões.
Assessoria de Comunicação Institucional