1077 Visualizações

Programa Gestão por Competência

O foco deste programa gerencial está em quatro competências

05/05/2020 04:20


A proposta desta nova gestão é compreender quais são as competências organizacionais que sejam fatores críticos de sucesso, tendo como foco o desenvolvimento dos colaboradores, na busca por um nivelamento das competências existentes na instituição às competências necessárias para o alcance dos objetivos organizacionais.

Fleury em seu livro ‘Estratégias Empresariais e Formação de Competências’ explica que o termo competência das pessoas é “saber agir responsável e reconhecido, que implica mobilizar, integrar, transferir conhecimento, recursos, habilidades que agreguem valor econômico à organização e valor social ao indivíduo”. Portanto, a Gestão por Competência é conduzir as pessoas para que possam atingir a visão da instituição por meio da sua competência.

Importante destacar que o termo competência está relacionado à ação, pensamento defendido por Le Boterf, no livro ‘Desenvolvendo a competência dos profissionais’. Ele afirma que competência é colocar em prática o saber nas relações de trabalho, cultura organizacional, imprevistos, limitações de tempo e de recursos etc., saber, saber fazer e querer fazer, mobilizando o repertório individual em diferentes contextos.

O foco deste programa gerencial está em quatro competências: transparência, meritocracia, justiça e desenvolvimento do servidor. Todavia, no contexto das organizações, a responsabilidade da execução do modelo gerencial por competência é do gestor imediato. Cabe aos líderes/gestores conduzir as pessoas para que possam atingir a Visão Institucional por meio das suas competências.

Transparência – As pessoas devem ter totais acessos às informações pertinentes a sua carreira e clareza quanto às expectativas institucionais sobre aspectos técnicos, comportamentais e de responsabilidade, além das informações sobre as políticas de ascensão e de mobilidade.

Meritocracia – Reconhecimento do servidor por sua entrega.  A organização deve promover e premiar os colaboradores que apresentam os melhores índices de desempenho. Trata-se de um sistema que almeja valorizar talentos e permitir que os colaboradores cresçam dentro da organização.

Justiça – Um sentimento pela aplicação da meritocracia e transparência. Somente se as partes se sentirem seguras na relação é que poderão ser transparentes e absolutamente honestas, sempre que se sentirem inseguras e/ou ameaçadas, tentarão se proteger, com postura geradora de prejuízos ao clima e ao desempenho organizacional.

Desenvolvimento do servidor – Necessidade de amplo investimento na promoção, capacitação e desenvolvimento do servidor, com indicadores das principais lacunas apontadas pelo programa (GAP’s).

Portanto, o Programa Gestão por Competência é uma ferramenta de gestão de pessoas que, quando bem utilizada, dinamiza a eficácia das boas relações interpessoais, melhorando a capacidade do trabalho em equipe, potencializando resultados e a qualidade da comunicação e liderança no ambiente organizacional.


Leia mais

Diadec divulga dicas de Gestão de Pessoas

Dicas de Gestão de Pessoas:  A comunicação nas organizações

As ferramentas da gestão de pessoas


Comunicação Interna


Contato

Se precisar, entre em contato.

Tribunal de Justiça de Rondônia
SGP - Rua Lauro Sodré, nº 1728 - Bairro São João Bosco
CEP 76803-686 - Porto Velho, Rondônia

© 2024 Secretaria de Gestão de Pessoas - SGP
Versão do Sistema