Nesta semana, a Corregedoria Geral da Justiça (CGJ), promoveu uma oficina virtual com o tema "Comunicação Não Violenta". Participaram servidores(as) responsáveis pelas serventias extrajudiciais do Estado de Rondônia, incluindo aqueles que exercem funções de gestão e liderança nos cartórios. A oficina contou com a participação de cerca de 150 pessoas de cartórios dos 52 municípios do Estado, evidenciando o engajamento com capacitações entre os profissionais que atuam no setor.
Durante o encontro, os(as) participantes tiveram a oportunidade de refletir sobre o impacto da comunicação no ambiente de trabalho, especialmente nas relações entre gestores(as), colaboradores(as) e público externo. A capacitação foi ministrada pela psicóloga do Tribunal de Justiça de Rondônia (TJRO), Isabela Cristina Paludo.
A ação teve como objetivo principal promover o bem-estar no contexto das serventias extrajudiciais, um ambiente conhecido popularmente como cartório, que, devido à sua natureza, demanda atenção redobrada nas dinâmicas de comunicação. A oficina também visou melhorar o atendimento ao público, garantindo uma abordagem mais humanizada.
O evento é mais uma ação do Departamento Extrajudicial (Depex), área da CGJ, que tem como atribuições institucionais a fiscalização, a orientação e a padronização das atividades notariais e registrais em Rondônia. O evento é um exemplo do suporte técnico contínuo oferecido pelo TJRO às serventias.
Comunicação Não Violenta
A Comunicação Não Violenta é considerada uma metodologia usada para a resolução de conflitos e melhoria das interações humanas. A abordagem no ambiente de trabalho é voltada para a criação de um local mais colaborativo, harmonioso e saudável, no qual a empatia e o respeito mútuo são pilares fundamentais.
Assessoria de Comunicação Institucional