Capacitação orienta servodores(as) da Contadoria Judicial sobre Conferência do Livro Caixa Extrajudicial
Teve início na segunda-feira, 14 de abril, o curso “Conferência do Livro Caixa do Extrajudicial”, voltado a 50 servidores e servidoras da Contadoria Judicial do Tribunal de Justiça de Rondônia (TJRO), tanto da capital quanto do interior do estado. A capacitação ocorre presencialmente na Escola da Magistratura de Rondônia (Emeron), em Porto Velho, e segue até a terça-feira, 15.
A abertura do treinamento contou com a presença do corregedor-geral da Justiça de Rondônia, desembargador Gilberto Barbosa, e do juiz auxiliar extrajudicial da Corregedoria, Marcelo Tramontini.
O tema “Conferência do Livro Caixa do Extrajudicial” está ligado às atribuições dos(as) servidores(as) da Contadoria Judicial. Uma área que auxilia o TJRO na resolução de divergências sobre cálculos judiciais.
Durante o treinamento, serão abordados aspectos como a identificação de despesas que não guardam relação direta com os serviços cartorários; a análise detalhada do Livro Diário; e o uso eficiente do Sistema de Informações Gerenciais do Extrajudicial (Sigextra), assegurando que todas as operações financeiras estejam corretamente registradas e inconsistências possam ser prontamente identificadas. O conteúdo do curso inclui ainda orientações sobre falhas administrativas, financeiras, tributárias e trabalhistas que podem impactar negativamente a qualidade dos serviços prestados pelos cartórios para a sociedade.
Além de qualificar os(as) servidores(as), a iniciativa contribui para o fortalecimento da governança pública, promovendo uma gestão mais eficiente, transparente e responsável nos cartórios do estado de Rondônia.
A capacitação é ministrada pelos servidores Joás Bispo de Amorim, Fernando Henrique Queiroz da Silva e Anderson Pinheiro Veras, que atuam diretamente com a matéria no âmbito da Corregedoria-Geral da Justiça (CGJ).
Assessoria de Comunicação Institucional