Coordenadoria do Serviço Psicossocial de 1º Grau
 
Outras Informações
BANCOS DE BOAS PRÁTICAS

O Genups (Grupo de Estudo dos Núcleos Psicossociais) tem como objetivo promover o diálogo sobre as atividades realizadas nos Núcleos Psicossociais do Interior e da Capital, abordando temas diversos relacionados à Infância e Juventude, Violência Doméstica, Adoção, Depoimento Especial, Guarda, Adolescentes em conflito com a lei, entre outros assuntos pertinentes à nossa atuação profissional. A iniciativa busca aprimorar significativamente a prática pericial e fomentar o desenvolvimento de projetos sociais.


JUSTIÇA RÁPIDA E SERVIÇO PSICOSSOCIAL

A Justiça Rápida Itinerante, realizada pela Corregedoria Geral da Justiça (CGJ), por meio do Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos (Nupemec) e apoio do Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania (Cejusc), busca promover o acesso à justiça às populações localizadas em áreas mais remotas e garantir a solução dos problemas jurídicos.

A atuação da equipe psicossocial na Justiça Rápida Itinerante visa prestar apoio profissional antes, durante e após as audiências de conciliação e mediação, por meio de estudos psicossociais, os quais podem subsidiar a decisão judicial.

Além disso, promove-se o acolhimento, escuta e orientação à população atendida pela Operação Justiça Rápida, através da distribuição de material informativo sobre os serviços ofertados em Porto Velho/RO. Dentre as intervenções realizadas, destaca-se os projetos/ações/iniciativas sobre convivência familiar para crianças e adolescentes (Oficina de Parentalidade - Gibi do Enzo); prevenção à violência sexual contra crianças e adolescentes ("Pipo e Fifi"); palestras/rodas de conversa sobre violência doméstica e familiar contra a mulher, saúde emocional, uso de álcool e outras drogas, entre outras temáticas relevantes para prevenir e proteger os diversos tipos de violência.


PROJETO: PONTO DE ENCONTRO – SÉRIE DE LIVES MENSAIS

O projeto objetiva fortalecer a integração e promover capacitação dos servidores, oferecendo um ambiente colaborativo e reflexivo sobre temas que impactam diretamente o desenvolvimento pessoal e profissional dos servidores vinculados à Coordenadoria do Serviço Psicossocial.


TEIA JUDICIÁRIA

O Projeto Teia Judiciária visa fomentar a mediação e uma cultura de paz no ambiente escolar a partir de rodas de conversas com alunos, pais e professores. Com o apoio de profissionais do Serviço Psicossocial do 1º Grau e criado pelo Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Soluções de Conflitos (Nupemec) em parceria com a Secretaria de Educação (Seduc), o projeto busca disseminar valores como respeito, tolerância e paz, além de aplicar os princípios da Comunicação Não Violenta (CNV) nos ambientes escolares.

Além de fornecer estratégias para uma comunicação mais empática e eficaz, de modo a melhor lidar com conflitos, a iniciativa contribui para a vivência mais harmoniosa, estimulando o desenvolvimento do pensamento crítico, permitindo que os envolvidos tomem decisões mais assertivas diante dos desafios e conflitos que encontrarem ao longo da vida.


LINKS ÚTEIS