Juizado Mulher Mes da Mulher

Este site possui recursos de acessibilidade para web visando à inclusão e autonomia de todas as pessoas.

Mês da Mulher

Reconhecendo a luta pela igualdade, direito humano muitas vezes negado às mulheres, o Tribunal de Justiça de Rondônia vem provendo ao longo dos últimos anos o "Mês da Mulher", programação que propõe à sociedade reflexão e conscientização para o cumprimento constitucional do direito da mulher a uma vida digna, sem violência e sobretudo sem preconceitos. Entre as atividades programadas estão exposição fotográfica, exibição de filme, peça de teatro, audiências de crimes contra a mulher, debates e itinerância nas comarcas.

As atividades propostas contribuem para a formação de uma sociedade melhor instrumentalizada para cumprir a legislação e evitar os abusos que acabam se manifestando em forma de conflitos a serem resolvidos pela Justiça

A amplitude do papel do Poder Judiciário inclui a difusão e defesa dos direitos fundamentais dos cidadãos. Além de aplicar leis, o Tribunal de Justiça também tem função primordial de levar ao conhecimento as garantias constitucionais. Daí a importância de se promover os direitos da mulher, em data representativa mundialmente, que marca justamente a luta por reconhecimento da igualdade de gêneros no mais amplo aspecto.

A origem do dia Internacional de Mulher rememora momentos marcantes das conquistas femininas ao longo da história, quase sempre precedidas por dor, sofrimento e desrespeito. Refletir sobre tudo isso se faz necessário, já que o resgate do passado nos faz buscar melhores alternativas para o futuro.

Por isso, evocando o espírito pioneiro das operárias grevistas que batalharam por melhores condições de trabalho, o TJRO optou por resgatar a tradição original da data em que as lutas sociais, políticas e econômicas das mulheres sempre estiveram em pauta.

A reflexão sobre a condição da mulher na sociedade foi o norte das atividades programadas pelos setores envolvidos para contribuir com a cultura de paz e respeito aos direitos delas.

Foto com a frase o nome da resistência é mulher

divisor 

Poder Judiciário de Rondônia

Poder Judiciário do Estado de Rondônia
Horário de Funcionamento:
(Segunda a Sexta-feira)
Público Geral: 7h às 14h | Plantão Judicial: 14h às 7h | Atendimento Virtual: 7h às 14h

Telefone (69) 3309-6237 (clique aqui) | E-mail: presidencia@tjro.jus.br
Sede - Rua José Camacho, nº 585 - Bairro Olaria
Cep 76801-330 - Porto Velho, Rondônia