Tela Principal do Assinador.
1-Botões de Ação: Principais funções do Assinador.
É a sua assinatura gerada por um arquivo adicionado ao seu computador, token ou cartão magnético que garante sua identidade na Internet (certificado digital). A Assinatura Digital é o único meio legalmente aceito para que pessoas possam assinar documentos eletrônicos com a mesma validade jurídica de sua assinatura de "próprio punho". Sua força jurídica é garantida pela MP 2.200 de fevereiro de 2001. A Certificação Digital é regulamentada pelo ITI (Instituto Nacional de Tecnologia e Informação), vinculado à Casa Civil da presidência da República, órgão responsável pela aplicação das normas estabelecidas pelo ICP-Brasil.
Consiste em aplicar múltiplas assinaturas sobre o mesmo documento. É importante ressaltar que cada assinatura continua sendo independente, ou seja, uma assinatura não tem nenhuma relação com a outra, exceto por estarem assinando o mesmo documento.
O fato de receber um documento assinado por um ou mais certificados não significa que este documento está integro e sua autenticidade está garantida. Para atestar que um documento é integro e que seu assinante é de sua confiança, é preciso submetê-lo a um processo de verificação.
Seleciona o Certificado que será utilizado para assinatura dos documentos. O Assinador lê os Certificados que estão armazenas no Token ou Cartão Magnético.
2-Barra de Ferramentas: Comandos da Lista de documentos
3-Menu Explorer: Exibe a estrutura de pastas e arquivos de seu computador, utilize o Menu Explorer para localizar os documentos que você deseja assinar.
4-Documentos do Explorer: Exibe o conteúdo das pastas que você selecionou no Menu Explorer.
5-Documentos para Assinar: Exibe os arquivos que você selecionou usando o Menu Explorer e Lista de Documentos, após a seleção será possível assinar e co-assinar em bloco.