Gerenciamento de Projetos

Este site possui recursos de acessibilidade para web visando à inclusão e autonomia de todas as pessoas.

STIC

MGP

(Anexo III do Ato n. 692/2017 - DJe n. 106, de 12/6/2017)

Versão Descontinuada

Voltar para Versão Atual

Dono do Processo: Diretor da Dipro

O Modelo de Gerenciamento de Projetos do PJRO é uma orientação com objetivo de facilitar e direcionar a atividade de gestão dos projetos de Tecnologia da Informação e Comunicação do PJRO, através de uma orientação formal de boas práticas, incluindo processos e artefatos que podem ser utilizados no gerenciamento de projetos.

Os fluxos definidos no MGP-PJRO traduzem o processo de gestão de projetos em cinco fases:

  1. Pré-projeto: Consiste na identificação, registro e triagem das demandas que podem ser transformadas em futuros projetos. Está apresentado na Figura 1 – Pré Projeto;
  2. Aprovação: São os processos realizados para definir um novo projeto, através da obtenção de autorização formal para iniciar o projeto. Consiste em definir time, elaborar time, elaborar o termo de abertura e receber a autorização para prosseguir com o projeto. Está apresentado na Figura 2 - Aprovação;
  3. Planejamento: O Escopo, cronograma, atividades, ferramentas, recursos, orçamento serão consolidados como linha de base para a execução do projeto. Está apresentado na Figura 3 - Planejamento;
  4. Execução: Fase de realização das atividades planejadas. Está apresentado na Figura 4 - Execução;
  5. Encerramento: Recebimento do produto ou resultado do projeto, aceitação, registros pertinentes. Está apresentado na Figura 5 – encerramento.

Objetivos:

  • Melhorar a eficiência do processo de gerenciamento de projetos a partir do estabelecimento de um padrão, modelos e ferramentas de gerenciamento de projetos, que é a aplicação de conhecimentos, habilidades, ferramentas e técnicas adaptadas ao contexto da STIC do PRJO;
  • Apresentar um padrão institucional e facilitar o entendimento, a comunicação e os processos de tomada de decisões nos projetos de TIC;
  • Suportar os macro desafios estratégicos do PETIC relacionados à governança e à gestão de recursos;
  • Apresentar uma proposta de processos e artefatos, que podem ser utilizados em conjunto com a ferramenta automatizada de gerenciamento de portfólio e projetos.

Fluxo Pré-Projeto (Figura 1):

fluxo-pre-projeto

Fluxo Aprovação (Figura 2):

fluxo-aprovacao

Fluxo Planejamento (Figura 3):

fluxo-planejamento

Fluxo Execução (Figura 4):

fluxo-execucao

Fluxo Encerramento (Figura 5):

fluxo-encerramento

Descrição das Atividades:

Id

Atividade

Objetivo

Responsável

A1

Protocolar Solicitação de Demanda

Para melhor gestão da DIPRO, toda entrada na divisão deverá ser via de regra o sistema “porAqui”, caso a demanda venha de outra origem, após análise, deverá ser registrada no “porAqui”.

Demandante

A2

Analisar demanda

A DIPRO deverá realizar análise da demanda, verificando a conformidade do processo de entrada, o template, a demanda solicitada, o alinhamento da mesma junto a Estratégia de TIC em andamento e o planejamento de TIC. Caso as informações estejam insuficientes em relação à clareza e completude, solicitará ajustes ao demandante.

Dipro

A3

Identificar partes interessadas

A DIPRO em análise preliminar identificará as possíveis partes interessadas, conforme requisitos do MGCOM

Dipro

A4

Realizar refinamento do escopo

Marcar reunião com demandante afim de identificar patrocinador, refinar e esclarecer requisitos, orçamento, escopo, demandantes formais, etc. ...

Dipro

A5

Classificar a demanda

Classificar a demanda entre projeto e outras demandas da STIC, utilizando o modelo de classificação de demandas aprovado pela DIPRO.

Dipro

A6

Registrar Projeto

As demandas de competência gerencial e de apoio da DIPRO deverão ser cadastradas como uma nova demanda na ferramenta de Gerenciamento de Projetos e Portfólio homologada pela STIC.

Para cada projeto criado, a DIPRO deverá vincular um protocolo no sistema SEI para fins de repositório dos documentos do projeto.

Dipro

B1

Desenvolver minuta do Termo de Abertura

A DIPRO deverá desenvolver em conjunto com o demandante a minuta do Termo de Abertura que será avaliada pelo CGesTIC para fins de aprovar a continuidade da análise da demanda.

Dipro

B2

Manifestar-se sobre viabilidade da proposta

O CGEsTIC é responsável por manifestar-se, propor mudanças e autorizar a continuidade da proposta de projeto. Nesta fase o comitê analisará a viabilidade técnica, orçamentária, se o projeto está em conflito com outras propostas...

CGesTIC

B3

Designar time do projeto

O Comitê deverá indicar ao menos o GP e a equipe responsável pela análise detalhada da proposta de projeto.

CGesTIC

B4

Elaborar Termo deAbertura

O gerente do projeto deverá realizar a elaboração final do Termo de Abertura e outros artefatos que subsidiarão ao CGTIC na análise da proposta de projeto.

Gerente do Projeto - GP

B5

Realizar priorização técnica

Aplica junto com o GP o método de priorização técnica de projetos da DIPRO

Dipro

B6

Designar Patrocinador

O demandante encaminha o Termo de Abertura para aprovação e assinatura do patrocinador.

Dipro

B7

Encaminhar termo de abertura para aprovação

O GP analisará a aprovação e considerações do patrocinador encaminhando o Termo de Abertura para aprovação do CGTIC.

Gerente do Projeto - GP

B8

Autorizar início do Projeto

O CGTIC analisa e aprova ou rejeita o início do projeto. Caso aprovado o CGTIC deve aprovar o patrocinador e o período de execução do mesmo.

CGTIC

B9

Priorizar o projeto junto ao Portfólio

Rever o portfólio em função dos projetos aprovados em especial aos que foram designados como prioritários e informar uma lista priorizada de projetos.

CGTIC

B10

Atualizar o Portfólio

Cabe a DIPRO atualizar o portfólio de projetos de TIC com base na ata do CGTIC e ainda tratar os realinhamentos com os Gerentes dos projetos afetados em qualquer aspecto, principalmente em relação a escopo, tempo, custo e capacidade dos recursos.

Dipro

B11

Comunicar aos interessados

Avisar ao patrocinador e aos interessados incluindo o CGesTIC.

Gerente do Projeto - GP

C1

Planejar a Linha de Base do escopo

Planeja a Linha de Base do escopo conforme processo do modelo de gerenciamento de escopo do PJRO - MGESC-PJRO;

Gerente do Projeto - GP

C2

Planejar Gerenciamento das aquisições e custos

Planejar os custos e as contratações do Projeto, conforme as orientações do Modelo de Gerenciamento de Aquisições e custos do PJRO (MGAC-PJRO);

Gerente do Projeto - GP

C3

Planejar Gerenciamento de Riscos

Planejar Gerenciamento de Riscos conforme as orientações do Plano de Gerenciamento de Riscos e Controle Interno do PGRCI;

Gerente do Projeto - GP

C4

Desenvolver Linha de Base do cronograma

Planejar Gerenciamento de Cronograma conforme as orientações do MGTEMPO.

Gerente do Projeto - GP

C5

Planejar Comunicações do Projeto

Planejar Gerenciamento das Comunicações do Projeto, conforme as orientações do Modelo de Gerenciamento de Comunicações do PJRO - MGCOM

Gerente do Projeto - GP

C6

Consolidar PGP

Consolida todos os documentos dos planos auxiliares no Plano de Gerenciamento de Projetos - PGP, conforme modelo anexo do MGP-PJRO;

Gerente do Projeto - GP

C7

Registrar Manifestação

O gerente do programa após análise do PGP pode aprovar ou sugerir alterações, mediante consulta ao CGesTIC.

Gerente do Programa

C8

Aprovar PGP

O CGEsTIC após análise do PGP pode aprovar ou rejeitar o PGP.

CGEsTIC

C9

Atualizar Sistema de gerenciamento de Projetos

Registrar no sistema próprio o plano de gerenciamento, incluindo a linha de base do escopo, cronograma e riscos.

Gerente do Projeto - GP

D1

Realizar KickOff Meeting

Reunião inicial do projeto, que propõe o esclarecimento do escopo, alinhamento das expectativas, papéis e responsabilidades da equipe.

Gerente do Projeto - GP

D2

Realizar processos do MGCOM - PJRO

O Gerente de projetos executa a distribuição das informações conforme o plano de comunicação, alinhado aos processos do MGCOM:

· Gerenciar o engajamento das partes interessadas

· Gerenciar as comunicações

Gerente do Projeto - GP

D3

Desenvolver Atividades do Projeto

Realizar o trabalho planejado e efetuar as entregas conforme o cronograma do projeto, incluindo aquisições e gestão do contrato.

Time de Projeto

D4

Controlar Atividades do PGP

Realizar as atividades de gerenciamento do projeto, incluindo comunicações, monitoramento, gerenciar trabalho, gerenciamento dos riscos, garantia de qualidade.

Gerente do Projeto - GP

D5

Atualizar Sistema de Gerenciamento de Projetos

O Gerente de projetos atualiza o progresso do projeto, mudanças, riscos, lições aprendidas...

Gerente do Projeto - GP

D6

Propor mudanças no projeto

O GP solicitará mudanças sempre que necessário, após análise dos indicadores do projeto.

Gerente do Projeto - GP

D7

Analisar proposta de mudança

O Patrocinador após analisar as propostas de mudanças, encaminha solicitação de mudança ao GP ou descarta a proposta.

Patrocinador

D8

Solicitar mudança no projeto

O Patrocinador, motivado pelos indicadores e relatórios do projeto, pode solicitar mudanças corretivas no formulário de solicitação de mudança através do SEI.

Patrocinador

D9

Registrar Solicitação de Mudança do projeto

O GP registra no sistema de gerenciamento de projetos uma solicitação de mudança que pode ser orçamentária, escopo, prazo, RH ou até o cancelamento do projeto, de acordo com o formulário específico para solicitação de mudança. Deve ser informado impacto da mudança.

Gerente do Projeto - GP

D10

Registrar Manifestação quanto a mudança

O Gerente de programa toma ciência e registra o seu parecer sobra a solicitação de mudança.

Gerente de Programa

D11

Aprovar Mudança

O CGTIC registra o seu parecer aprovando ou rejeitando a mudança no projeto.

CGTIC

D12

Avaliar Relatórios / Indicadores

Analisa o processo, entregas do projeto e demais relatórios e indicadores e propõe mudanças quando necessário.

Patrocinador

D13

Atualizar Sistema de Gerenciamento de Projetos

O Colaborador atualiza o progresso das suas entregas e atividades.

Time de Projeto

E1

Checklist de Encerramento de Fase/Projeto

Elabora o checklist de tudo que funcionou / não funcionou e verifica se há alguma pendencia antes de encerrar projeto.

Gerente do Projeto - GP

E2

Minutar Termo de Encerramento

Prepara a minuta do Termo de Encerramento do projeto ou da Fase

Gerente do Projeto - GP

E3

Finalizar aquisições/contratações

Realizar o recebimento definitivo ou encerramento do vínculo do contrato com o projeto. No caso de contrato que haverá continuidade de suporte ou garantia, transfere-se a gestão ao gestor do contrato.

Time de Projeto

E4

Distribuir Informações

O Gerente de projetos executa a distribuição do termo de encerramento e agenda a reunião de encerramento conforme o plano de comunicação

Gerente do Projeto - GP

E5

Reunião de encerramento

Realiza reunião de encerramento com o gerente de programa, patrocinador, time de projeto.

Gerente do Projeto - GP

E6

Divulgar Resultados

Publicar matéria no portal, Internet, conforme a relevância da fase ou projeto.

Gerente do Projeto - GP

E7

Atualizar bases de conhecimento

Atualiza lições aprendidas, riscos, dados de desempenho, etc.

Gerente do Projeto - GP

E8

Evento de encerramento

Evento preparado pelo gerente de programa com auxílio do patrocinador a fim de formalizar o reconhecimento do trabalho realizado pela equipe de projeto.

Gerente de Programa

Controle do processo:

Indicador

Índice de aderência a MGP – iMGP

Objetivo

Apurar o percentual de projetos gerenciados pelo modelo

Periodicidade

Semestral

Intervalo

6 últimos meses

Regra de cálculo

iMGP = Projetos aderentes a MGP / Total de projetos do portfólio

Meta

90%

Responsável pela coleta

Diretor da Dipro

Responsável pela análise do indicador

Diretor da Diese

Indicador

IDP – Índice de desempenho de prazo

Objetivo

Medir a eficácia do cronograma do projeto em termos de horas de trabalho planejadas e escopo realizado

Periodicidade

Semanal

Intervalo

Não se aplica

Regra de cálculo

VP (Valor Planejado) = Horas planejadas * valor hora

VA (Valor Agregado) = VP * %Entregue (progresso físico)

IDP = VA / VP

Meta

Maior que 0,80

Responsável pela coleta

Gerente do projeto

Responsável pela análise do indicador

Diretor da DIPRO

Indicador

ISP – Índice de Satisfação do Patrocinador

Objetivo

Medir a Satisfação do Patrocinador do projeto

Periodicidade

Mensal

Intervalo

Último mês

Regra de cálculo

Conforme resultado de pesquisa do Formulário ISP – Índice de Satisfação do Patrocinador

Meta 1

ISP >= 7

Meta 2

Respostas Ruim < 2

Responsável pela coleta

Gerente do projeto

Responsável pela análise do indicador

Diretor da DIPRO

Indicador

IECOM – Índice da Efetividade das comunicações

Objetivo

Medir a eficácia das comunicações do projeto

Periodicidade

Mensal

Intervalo

Último mês

Regra de cálculo

Conforme resultado de pesquisa do formulário - IECOM - Índice de Efetividade das Comunicações

Meta

Maior que 8 pontos

Responsável pela coleta

Gerente do projeto

Responsável pela análise do indicador

Diretor da Dipro

Indicador

Índice de cumprimento do orçamento

Objetivo

Medir a eficácia do planejamento do orçamento do projeto

Periodicidade

Conforme plano de gerenciamento do projeto

Intervalo

Anual

Regra de cálculo

O indicador de custo será avaliado quantitativamente considerando o cumprimento dos gastos nos períodos estabelecidos conforme o Plano de Gerenciamento de Projetos:

• Bom: o projeto realizou os gastos previstos dentro das datas estabelecidas, ou cumpriu mais de 90% das datas de compromisso estabelecidas;

• Regular: o projeto realizou entre 70% e 90% dos gastos previstos dentro das datas estabelecidas;

• Ruim: o projeto realizou menos de 70% dos gastos previstos dentro das datas estabelecidas;

Meta

Regular ou Superior

Responsável pela coleta

Gerente do projeto

Responsável pela análise do indicador

Diretor da DIPRO

Poder Judiciário de Rondônia

Poder Judiciário do Estado de Rondônia
Horário de Funcionamento:
(Segunda a Sexta-feira)
Público Geral: 7h às 14h | Plantão Judicial: 14h às 7h | Atendimento Virtual: 7h às 14h

Telefone (69) 3309-6237 (clique aqui) | E-mail: presidencia@tjro.jus.br
Sede - Rua José Camacho, nº 585 - Bairro Olaria
Cep 76801-330 - Porto Velho, Rondônia