Processo de Gerenciamento de Acordo de Nível de Serviço

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STIC

Processo de Gerenciamento de Acordo de Nível de Serviço de TIC

(Anexo V - Ato n. 1254/2017 - DJe n. 171, de 15/09/2017)

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Dono do Processo: Diretor (a) da Divisão de Estratégia e Serviços de TIC

O Processo de Gerenciamento de Acordo de Nível de Serviço de TIC é responsável por negociar, formalizar e monitorar que os acordos establecidos com os usuários sejam cumpridos e atendam aos objetivos estabelecidos pelo negócio, por meio de definições claras e contínuos aperfeiçoamentos.

O desafio desse processo é garantir que os serviços de TIC atuais e planejados sejam entregues dentro das metas acordadas. Entre as principais atribuições desse processo, pode-se citar:

  • Identificar o serviço a ser implantado e/ou alterado;
  • Negociar Acordos de Nível Operacional (ANO);
  • Negociar Acordos de Nível de Serviço (ANS);
  • Informar o Gerenciamento do Catálogo de Serviços dos acordos do serviço; e 
  • Monitorar e melhorar os serviços de TIC.

Objetivos:

  • Melhorar a qualidade percebida pelos usuários dos serviços de TIC com o atendimento dos níveis de serviços formalizados;
  • Reduzir o tempo de atendimento dos serviços de TIC, orientando o foco do corpo técnico nos chamados mais prioritários;
  • Manter o foco na estratégia de negócio, contribuindo nas tomadas de decisões através do fornecimento de relatórios sobre os níveis entregues nos serviços;
  • Garantir o alinhamento entre o PJRO e a STIC, atendendo os requisitos definidos pelas áreas usuárias.

Fluxo:

O processo é composto pelas fases de Identificação e Monitoramento.

acordoservico

Descrição das Atividades do Fluxo:

Id

Atividade

Objetivo

Responsável

1

Solicitar alteração de ANS

Registrar a necessidade de alteração de um ANS.

Gestor da área de negócio

2

Definir ANS/ANO/CA para o serviço

Definir junto às áreas de negócio que os serviços de TIC atende/atenderá o ANS/ANO/CA.

Gerente de Nível de Serviço

3

Documentar ANS/ANO

Documentar ANS/ANO acordados para um serviço por meio de atas de reunião e encaminhar ao Gerente do Catálogo de Serviços.

Gerente de Nível de Serviço

4

Monitorar as métricas

Emitir relatórios na ferramenta POR AQUI sobre o cumprimento do ANS dos serviços de TIC.

Gerente de Nível de Serviço

5

Avaliar ANS/ANO

Avaliar e rever o desempenho dos serviços em função do ANS. Caso encontre desacordo no desempenho dos serviços, solicitar nova definição com as áreas de negócio impactadas.

Gerente de Nível de Serviço


Controle do processo:

ID

1

Processo

Gerenciamento de Acordo do Nível de Serviço de TIC

Dono do Processo

Divisão de estratégia e Serviços de TIC (Diese)

Indicador

Índice de Adequação - IAANSs

Justificativa

Verificar a adequação dos ANSs às necessidades dos usuários

Periodicidade

Mensal

Intervalo

3 últimos meses

Regra de cálculo

IAANSs= (QRS/TR)*100, onde

QRS: Quantidade de respostas dos usuários satisfeitos e,

TR: Total de Respostas obtidas.

Meta

80%

Origem dos dados

Pesquisas realizadas com usuários das áreas de negócio do PJRO

Responsável pela coleta

Dono do processo

Responsável pela análise do indicador

Dono do processo e DEGOV

ID

2

Processo

Gerenciamento de Acordo do Nível de Serviço de TIC

Dono do Processo

Divisão de estratégia e Serviços de TIC (Diese)

Indicador

Índice de cumprimento do ANSs - ICANSs

Justificativa

Manter o controle sobre o cumprimento dos níveis de serviços acordados.

Periodicidade

Semestral

Intervalo

6 últimos meses

Regra de cálculo

ICANSs = (TCADANSs /TCP)*100, onde

TCADANSs = Total de chamados atendidos dentro do ANSs;

TCP = Total de chamados atendidos no período.

Meta

ICANSs >= 80%

Origem dos dados

Sistema POR AQUI

Responsável pela coleta

Chefe da Seção de Atendimento – 1º nível – Help Desk (SEHD)

Responsável pela análise do indicador

Dono do processo

Poder Judiciário de Rondônia

Poder Judiciário do Estado de Rondônia
Horário de Funcionamento:
(Segunda a Sexta-feira)
Público Geral: 7h às 14h | Plantão Judicial: 14h às 7h | Atendimento Virtual: 7h às 14h

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